Um dos maiores financiadores no Brasil de empresas disruptivas, o empresário Pedro Sirotsky Melzer, contou sua experiência com a modalidade de investimento
O Meeting Jurídico da FEDERASUL recebeu o investidor e sócio da Igah Venture, Pedro Sirotsky Melzer, que expôs a realidade destes investimentos no Brasil e no mundo. O empreendedor também apresentou os cases de sucesso de empresas que se desenvolveram com base em aportes oriundos de venture capital, bem como contou suas experiências anteriores no mercado, como com a Apple. O Meeting foi conduzido por Fabiano Zouvi, coordenador da Comissão Permanente de Estudos Societários da Divisão Jurídica da entidade.
Melzer iniciou a live falando sobre sua experiência como administrador e investidor em várias empresas, como a EB Capital, criada juntamente com seu irmão, o empresário e presidente do Conselho de Administração da RBS, Eduardo Melzer. Sua empresa, a Igah Ventures, hoje possui mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos.
Explicou como funciona a captação junto aos investidores e traduziu o ramo de negócios como uma modalidade de investimento que contribui para que ideias disruptivas e inovadoras consolidem-se em grandes empresas na área da tecnologia (Ifood, por exemplo). Pedro salientou que sua empresa aportou recursos na iniciativa no ramo da entrega de alimentos antes mesmo que o aplicativo já estivesse operacional.
Ainda novidade no Brasil, o venture capital, vem crescendo na América Latina e também no mercado brasileiro. A EB, controlada pelos irmãos Melzer, se identifica hoje como uma das maiores financiadoras de investimentos do tipo no País. Nos EUA, mais antigo no surgimento de grandes players como Microsoft, Google e Apple, os venture capitals são muito mais consolidados e ofertados vastamente: “Venture capital não é mais uma classe de ativos do futuro, é do presente com taxas de patamares de juros, com cases de sucesso, com os talentos, com o capital disponível”, explicou o investidor.