Unimed-RS anuncia novo sistema de governança no Tá na Mesa

O Comitê de Governança do Sistema Unimed vai abranger em seu “guarda-chuva” sete empresas e instituições

Rodrigo Sousa Costa, Nilson Luiz May e Eduardo Neubarth Trindade. Foto: Sérgio Gonzalez.

O Tá na Mesa da FEDERASUL serviu de palco para o anúncio da nova governança do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS. O presidente Sistema, Nilson Luiz May, apresentou o novo modelo e explicou como vai funcionar. O encontro, realizado no Palácio do Comércio, em Porto Alegre, enfatizou a relevância do cooperativismo e do associativismo na saúde e no empreendedorismo. 

O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, iniciou o evento ressaltando a importância do cooperativismo no Rio Grande do Sul e sua conexão com o associativismo. Ele destacou a qualidade da saúde no RS reconhecida “em nível nacional e mundial”, e abordou as oportunidades que surgem na área por meio do empreendedorismo. “É nesse ponto que surge o nosso papel, como FEDERASUL e como sociedade civil organizada, para incentivar a melhoria de hábitos”, afirmou Costa.

Nilson Luiz May, em sua fala, detalhou a atuação da Unimed-RS e os avanços do novo modelo de governança. Com 52 anos de história e 2 milhões de beneficiários no Brasil, ele destacou que o sistema é único no País, presente em todas as unidades. “Isso não acontece em nenhum outro estado do país”, disse.  

Os diretores e presidentes das empresas do Comitê de Governança do Sistema Unimed-RS . Foto: Sérgio Gonzalez.

O Sistema

May ressaltou a estrutura robusta da Unimed-RS, que faz a gestão dos planos de saúde, atendendo grandes empresas. Já a UniAir é uma empresa que oferece transporte aeromédico para remoção de pacientes e transporte de órgãos, bem como táxi aéreo. “É uma estrutura única no país”, enfatizou. Com 27 anos de operação, a UniAir reflete o compromisso da cooperativa com a saúde e o atendimento rápido em situações de emergência.

Outra instituição que faz parte do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed RS, é o Instituto Unimed que atua há 17 anos como braço social da cooperativa, prestando serviços à comunidade. Durante as enchentes recentes no estado, o Instituto desempenhou um papel crucial, arrecadando R$ 9,1 milhões em doações para auxiliar tanto a comunidade quanto o governo estadual. “Precisamos ressaltar a importância do Instituto nesse período crítico”, destacou May. 

 

Impacto Social

O executivo da Unimed-RS mencionou também a atuação da Central de Serviços Unimed, que há 26 anos gera economia para os hospitais e cooperativas filiadas, com 337 funcionários e um impacto significativo nas comunidades locais. “A Unimed não é apenas uma operadora de planos de saúde, ela ultrapassa esses limites e se insere na economia local, promovendo empreendedorismo e geração de empregos”, disse.

Já a Casa da Memória Unimed Federação RS é o braço cultural da cooperativa, atuando há cinco anos em uma casa tombada pela prefeitura. Com exposições de arte, o espaço visa “conectar a marca Unimed à cultura”, promovendo interação entre saúde e expressão artística, explica May.

Outra iniciativa que faz parte do modelo de cooperativismo empresarial é a Unicoopmed, uma sociedade cooperativa que permite acesso de novos profissionais ao Sistema Unimed. “É uma porta de entrada para novos médicos, para gerar uma oxigenação”, afirmou. A iniciativa já chegou há 18 anos de atuação, contando com mais de 2 mil cooperados, de 67 especialidades.

Nilson Luiz May. Foto: Sérgio Gonzalez.

Empreendimento

Um destaque desse novo momento da Unimed-RS ficou para o RS Empreendimentos, uma holding com dois anos de atuação, que visa gerar novos negócios fora da lógica cooperativa tradicional. Trata-se do residencial sênior Magno Menino Deus, que será um empreendimento de alto padrão voltado para o atendimento de idosos, unindo lazer, saúde e segurança.

A construção da infraestrutura é realizada em parceria com a ABF Developments e tem previsão de início em novembro deste ano. Serão 190 unidades habitacionais no complexo, inédito no país, que contará com estrutura administrativa, hospitalar e operacional da Unimed, sem contar com espaços de lazer e “arquitetura disruptiva”. 172 unidades já foram vendidas até o momento, antes mesmo do início da realização da infraestrutura. 

Governança Cooperativa

Por fim, May anunciou a criação do Comitê de Governança do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS -, uma inovação que busca formalizar e organizar a estrutura cooperativa da Unimed no estado. “Cada cooperativa tem seu estatuto, mas agora, com a criação do Comitê, haverá uma padronização e alinhamento de todos os estatutos ao sistema”, explicou. Segundo ele, essa nova forma de organização representa um avanço na maneira como cooperativas são estruturadas. 

Rodrigo Sousa Costa, Nilson Luiz May e Eduardo Neubarth Trindade. Foto: Sérgio González.

Presença

Ao final do evento, o presidente do CREMERS, Eduardo Neubarth Trindade, participou de uma rodada de perguntas da plateia juntamente com o palestrante do evento. 

 

Pedro de Cesaro. Foto: Sérgio Gonzalez.

Vitrine

O sócio-fundador da boutique de investimentos Propósito e idealizador do Fórum Econômico do RS, Pedro de Cesaro, fez o uso do palco para um anúncio, no espaço Vitrine. Ele apresentou a segunda edição do Fórum, que ocorrerá dia 10 de outubro, no Instituto Caldeira. 

 
PUBLICADO EM: 25 de setembro de 2024