CEO da Malharia Anselmi trouxe sua experiência como empreendedora. Aproximadamente 200 mulheres participaram do evento promovido pelo núcleo de mulheres empreendedoras da Cacis
A trajetória de mais de 40 anos da Malharia Anselmi, por meio de sua fundadora e CEO, Maria Anselmi, serviu de inspiração para aproximadamente 200 mulheres que participaram do Happy Hour promovido pelo núcleo de mulheres empreendedoras da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, a Cacis Mulher. A programação foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher e integrou o Multimulher 2023.
Realizado junto ao Estrela Palace Hotel, o Happy Hour das Empreendedoras reuniu mulheres de Estrela e da região. Além da integração, networking e troca de experiências, as participantes puderam conhecer mais sobre a história da Anselmi, marca conceituada no mercado têxtil com sede de Farroupilha.
A fundadora e CEO da malharia, Maria Anselmi, iniciou sua palestra falando de suas origens, onde aprendeu os valores que norteiam, até hoje, o seu trabalho frente à empresa e, também, no dia a dia. Nasceu no interior, auxiliou nas atividades na propriedade rural da família e na adolescência fez curso de corte e costura, começando, assim, a costurar para outras malharias em casa. “Tenho meus princípios e valores que carrego desde berço. E sou uma eterna aprendiz, me permito aprender constantemente”, colocou.
Ela colocou que sempre procurou fazer o seu melhor, com olhar atento à qualidade dos produtos, mantendo excelência em tudo que faz. Nesta linha, a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores também está presente diariamente. “O negócio só dá certo quando todos se sentem bem fazendo o seu trabalho. O ambiente ideal é quando todos os trabalhadores orgulham-se em fazer parte da Anselmi”, afirmou.
A palestrante trouxe, em vários momentos de sua apresentação, ensinamentos que teve ao longo dos seus mais de 40 anos como empreendedora. “Não podemos mudar o mundo. Mas a mudança que quero começa por mim. O dinheiro traz facilidade, mas não felicidade. Afinal, muitas vezes a pessoa é tão pobre, mas tão pobre que só tem dinheiro”, ressaltou.
Maria Anselmi colocou que a tomada de decisões não deve ocorrer quando os sentimentos estão aflorados. “Nunca se toma uma decisão quando estamos muito tristes ou muito felizes. A gente vai acabar fazendo besteira. Mas, muitas vezes, é no erro que aprendemos e crescemos ainda mais. Minha trajetória não foi só de acertos. Mas aprendi com os erros, que tornaram ainda mais forte”, enalteceu.
A Anselmi hoje conta com três parques fabris e 11 lojas próprias, sendo que mais duas devem ser abertas em breve. Uma das novidades da marca é busca por alternativas mais sustentáveis, com a utilização de algodão orgânico em suas fiações. “A nossa marca está cada vez mais forte, mas mantendo a essência que norteia desde o início, com os valores que trago de berço”, pontuou.
Por fim, Maria Anselmi reforçou que o sucesso da marca é a preocupação com o bem estar de todos, o que resulta em produtos de qualidade. “O mundo está de saco cheio de pessoas que falam bonito e não fazem bonito. Não basta falar bonito, tem que fazer bonito. E isto nós fazemos todos os dias”, sublinhou.
A coordenadora da Cacis Mulher, Patrícia Brochier agradeceu a presença das aproximadamente 200 mulheres. “Para nós é uma honra receber todas vocês aqui. A Cacis, em especial a Cacis Mulher, me proporcionou muitas coisas boas ao longo dos últimos anos. Nosso grupo tem como objetivos o fortalecimento, o empoderamento e ser apoio às empreendedoras de Estrela. E nosso movimento hoje, neste evento, nos enche de alegria. Só tenho a agradecer a vocês por me permitir este momento hoje”, destacou.
Durante o evento ainda, a subsecretária estadual de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Márcia Scherer, trouxe informações sobre o selo Em Frente Mulher. Trata-se de uma iniciativa do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que consiste em uma certificação de responsabilidade social que será concedida às empresas que mantenham ações contínuas de promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo e de enfrentamento da violência contra as mulheres. “Vamos deixar este mundo um lugar cada vez melhor para todas nós”, afirmou.
O presidente da Cacis, Gerson Strehl, enalteceu o trabalho realizado pela Cacis Mulher. “Hoje reunimos em torno de 200 mulheres da região aqui, em Estrela, graças ao belo trabalho realizado pelo núcleo de mulheres empreendedoras da Cacis. A pasta voltada ao empreendedorismo feminino só engrandece ainda mais a nossa entidade e a nossa representatividade”, frisou.
O Happy Hour das Empreendedoras foi uma promoção da Cacis Mulher. O patrocínio foi de Sicoob Meridional e Loja Dinis.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
CRÉDITOS DAS FOTOS: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação