“Este momento foi preparado para levantar nossa autoestima como pessoas e como lideranças. Somos gaúchas, pessoas perseverantes e ousadas por natureza, mas acima de tudo somos aguerridas e trabalhadoras. Mas para atingirmos nossos objetivos, precisamos estar juntas, unidas, estimulando atitudes positivas para melhorar cada vez mais as nossas comunidades, visando sempre o futuro. É quando entra a força do associativismo”. A fala é de Rosângela Herzer dos Santos, que foi a porta-voz do grupo Elas, que ofertou o jantar da Terça da Integração da ACIST-SL, realizado no dia 03 de setembro, na sede social da Entidade. “Nosso propósito foi resgatar o motivo do surgimento deste local, que foi a necessidade de termos um merecido encontro festivo mensal, após dias e dias de intenso trabalho”, destaca.
Ela lembrou que a data escolhida também é repleta de significados. Setembro é o início da primavera, representa a força e a renovação após um período tão avassalador, que foram as enchentes. “Foram momentos difíceis, mas de muito trabalho e onde a generosidade prevaleceu. “A sociedade somente evolui com a cooperação. É por meio dela que uma comunidade torna-se próspera e unida”, diz, apontando que o grupo Elas simboliza esta união.
O grupo Elas foi integrado mulheres cujas empresas são associadas à ACIST-SL: Cláudia Pereira de Mattos, da Mattos Projetos e Serviços Elétricos; Rosângela Augustin Calgaroto e Gabriela Calgarotto, sócias da Calau Organizações Contábeis; Juliana Teresinha do Rosário, da Sinos Tintas; Madeleine Rossi de Moraes Hilbk, diretora da Imobiliária Vila Rica; Rosângela Maria Herzer dos Santos, sócia fundadora do escritório Herzer & Santos Advogados Associados; e Vânia Christina de Araújo, representando a FKL Prensas. Todas se conhecem há muito tempo por meio das reuniões em torno de associativismo, em especial ocorridas na então Assempli, associação que foi integrada à ACIST-SL em 2006. “Nem sede para os encontros havia. Este local onde estamos hoje foi construído pela vontade dos empresários daquela época de ter um espaço para estes encontros mais informais e que agora é este amplo espaço e cuja Terça da Integração se tornou uma agenda irrevogável”, pondera.
Para deixar o ambiente ainda mais leve e animado, foram convidados Silvia Trovo (voz) e Fábio Faistauer (violão). Ambos são empresários associados à entidade e têm forte relação de amizade com o grupo Elas. Sílvia é sócia da Duplo Esse Imóveis e Faistauer é diretor da FKL Prensas Hidráulicas.
Durante o evento, houve um brinde especial para celebrar a amizade e a alegria pela oportunidade de reunir tantos empresários e empresárias, além de representantes de entidades e de instituições. “Este grupo é um estímulo para muitas mulheres. É uma honra estar aqui e aprender com elas”, comenta Cibele Savi, delegada da 1ª Delegacia de Polícia Civil.
O presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, apontou que este grupo com certeza motiva mais mulheres a entrar para o associativismo, cujo espaço deve ser ocupado cada vez mais pela força feminina, Ele cita como exemplo o Núcleo de Empreendedoras, que vem realizando atividades que impactam tanto na entidade como na comunidade. “As mulheres têm transformado a sociedade por meio da criatividade e de uma energia inesgotável.
A Terça da Integração é um evento mensal realizado pela ACIST-SL. O jantar é oferecido por empresas associadas ou grupos. Além do jantar, há uma rodada de apresentação entre todos os participantes e a recepção aos novos associados.
O patrocínio da Terça da Integração é da Sicredi Pioneira, Imobiliária São Luiz, SKA, Datwyler, Frontec e Oliva Construções.
A próxima Terça da Integração acontecerá no dia 1º de outubro e será oferecido pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIST-SL.
Elizabeth Renz