Pós-pandemia preocupa supermercados em função do desemprego

. .


Executivos das redes Guanabara, IMEC e Peruzzo mostraram os desafios do setor que, apesar de ter vendido mais, reduziu suas margens

A pandemia vem pautando o Tá na Mesa, desde sua retomada digital, em 27 de abril. A Federasul já ouviu vários setores como forma de acompanhar e participar dos reflexos da crise econômico-sanitária causada pela COVID-19. Nesta quarta-feira (29) a presidente da FEDERASUL, Simone Leite, recebeu os dirigentes Lindonor Peruzzo Júnior – Peruzzo Supermercados;Leonardo Taufer – Supermercados IMECLuiz Carlos da Silva Carvalho Junior e Renato Aldair Menezes da Silveira – Grupo Guanabara.

Com o tema “Coronavírus e os supermercadistas: como empreender com segurança e os desafios do setor”, o vice-presidente da FEDERASUL e, também, vice-presidente da Rede Peruzzo de Supermercados, Lindonor Peruzzo Júnior, relatou a adaptação do setor supermercadista durante a pandemia. Ele disse que “buscamos a uniformidade dos processos sanitários em todas as redes e, no inicio, acatando as regras municipais, até haver por parte do Governo do Estado uma regra clara”, afirmou. O Grupo tem 17 lojas nas regiões Central (Santa Maria e Caçapava do Sul), Sul (Pelotas, Candiota e Rio Grande) e Campanha (Alegrete, Bagé e São Gabriel).

Com nove lojas na região Sul do Estado (Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul), o diretor-superintendente do Grupo Guanabara, Luiz Carlos Júnior, afirmou que as vendas estão estáveis, vide que parte da população ainda tem emprego e outra recebe algum subsídio do Governo. Segundo ele “o ticket médio é alto, mas a ida de clientes às lojas diminuiu”, disse. Sobre a pandemia ele desabafou: “Lutamos no escuro. Muitos municípios não são parceiros da classe produtiva. Viram às costas para os empresários e não desenvolvem protocolos de prevenção, apenas ordenam o fechamento e ponto final”.

O setor, considerado essencial desde a greve dos caminhoneiros, é descrito pelo diretor-presidente da Rede IMEC, de Lajeado, Leonardo Taufer como um “time de aliados. Antes de competir, colaborar”. Taufer recebe em suas 17 lojas espalhadas pelos 12 municípios dos Vales do Taquari (Estrela, Lajeado e Venâncio Aires), Caí (Montenegro) e Rio Pardo (Cachoeira do Sul, Candelária, Pantano Grade, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul) e Serra Gaúcha (Dois Irmãos, Farroupilha e Vacaria), mais de 1 milhão de clientes por mês.

Planejamento 2020

A Rede Peruzzo, que deve entrar para o ramo do “atacarejo” também, afirmou que houve retardo de investimentos, principalmente na expansão e reforma de lojas. O Grupo Guanabara, que mesmo com o aumento das vendas já sente retração em setores como padaria (-30%) e açougue, informou que o pior ainda está por vir, em virtude do cessamento de benefícios sociais e o aumento do desemprego.

Independentemente das vendas terem subido, houve queda na margem. Renato Aldair Menezes da Silveira disse que ainda são muitas as incógnitas e as perguntas sem respostas. Apesar da rede Guanabara ter fechado restaurante que compunham suas lojas (assim como o IMEC), Luiz Carlos Júnior, afirmou que de quase 3 mil colaboradores, 230 estão afastados das atividades. “Apesar do fechamento temporário dos restaurantes, essas pessoas não foram dispensadas e a grande maioria pertence ao grupo de risco e uma pequena parcela teve contato com o vírus”.  Ele reinterou que “o compromisso do Grupo Guanabara é com a saúde e o social. Emprego é o melhor programa social que há”, disse.

Investimentos em tecnologia

Desde que declarado o estado de pandemia pela OMS, em março, o e-commerce, bem como plataformas de venda e marketplaces tiveram um salto astronômico. Segundo números oficiais, crescimento deve superar os 80%. As redes Peruzzo e Guanabara investiram na implementação destes recursos, incluindo outras plataformas, como o whatsapp.

Leonardo Taufer, afirmou que a Rede IMEC conta com 16 pontos de self-checkout, que possibilita o pagamento e a conferência das compras sem nenhum contato humano. “Antes da pandemia nossa meta era modificar a experiência de compra. Agora, é proporcionar segurança e continuar investindo em melhorias na ida de clientes às compras”, disse.