Painel reúne especialistas para discutir o tema no Congresso FEDERASUL
Bem-estar e empreendedorismo foram o mote do painel “Equilíbrio e longevidade”, na manhã deste sábado (30), do 19º Congresso FEDERASUL. A programação contou com vice-presidente da Icatu Seguros, César Saut, com a médica psiquiatra Mariana Uebel, e com o vice-presidente do CREMERS, Eduardo Trindade.]
O painel teve a mediação do presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, que pontuou a importância da saúde mental e física em nosso tempo. “Como nós estamos cuidando de nós mesmos?”, questionou, passando a palavra para o primeiro convidado.
Planejamento financeiro é essencial
O primeiro a falar foi o vice-presidente da Icatu, Cesar Saut, que iniciou sua apresentação explicando a mudança na perspectiva da saúde e bem-estar tanto na opinião pública. “Toda a ênfase da mídia, das nossas empresas, eram para bens e patrimônio. Depois, crescimento e desenvolvimento. Hoje são as pessoas”.
Saut argumentou que essa mudança se deve a compreensão que uma vida de real qualidade é aquela que une planejamento financeiro a preocupação com uma boa saúde. E não somente, a falta de ambos os cuidados não gera ônus somente para uma pessoa. “Cheguei nessa fase da vida, não fiz planejamento financeiro, não vou ter dignidade, vou depender do Estado ou da família”, ressaltou, exemplificando pessoas que envelhecem sem cuidados com dinheiro e saúde.
Saúde física e mental
A médica psiquiatra Mariana Uebel, falou sobre os cuidados com o cérebro e a saúde mental. Ela disse que “não adianta ter longevidade sem saúde e planejamento”. Também explorou como a pandemia afetou a saúde da população mundial bem como outros fatores, como aumento de divórcios.
“Economia é vida: empobrecimento leva à piora da saúde,” destacou Mariana Uebel, que também falou de bem-estar no trabalho, produtividade, desempenho e a necessidade de saúde. “Não tem como inovar se não tem saúde mental”.
O recado que o médico Eduardo Trindade, do CREMERS, deixou foi simples e direto: aumento da expectativa de vida, é aumento da qualidade de vida. O verdadeiro dever de casa do paciente.”
Fotos: Cesar Silvestro