A Prefeitura de Porto Alegre aposta na transformação digital, disse o vice-prefeito Ricardo Gomes, ao falar no 17º Congresso da FEDERASUL. Segundo ele, quem inova é o setor privado e lembrou que foi por essa razão que a Prefeitura trouxe para o Instituto Caldeira, a Secretaria do Desenvolvimento.
Lembrou que inovação não é termos mais do mesmo. “O que nos faz evoluir é a nossa capacidade de produzir coisas novas”. Enfatizou que a inovação não acontece no ambiente público que cumpre as leis e regras. Lembrou que as cidades são as pessoas e sua capacidade de gerar benefícios.
Contou que a Prefeitura reduziu o ISS de 5 para 2% (60%) para o setor de turismo. Mencionou que as startups podem se instalar sem qualquer tipo de licença e até o fim do ano queremos elevar para 760 a quantidade de atividades de negócios (hoje são 300).
Contou que Porto Alegre avançou no ranking de investimentos. Ganhamos oito posições de cidades para se investir. 2022 é um ano de muitos desafios. Destacou que é salutar tomar decisões num ano de pandemia. “Se o mundo está em crise, é preciso avançar”, concluiu.