Nesta sexta-feira, 06, o Rio Grande do Sul abriu oficialmente o plantio da soja em Júlio de Castilhos. A cerimônia aconteceu no Sindicato Rural do município, localizado no Parque de Exposições Miguel Waihrich Filho e contou com a presença de autoridades, empresários, lideranças e produtores rurais.
O evento é promovido pela Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos (ACCIJUC), Prefeitura Municipal, Cotrijuc e Sindicato Rural da cidade. O presidente da ACCIJUC, Júlio Cesar Batistella, em seu pronunciamento desejou sucesso nesta nova safra. “Quando o agronegócio vai bem, todos nós vamos”, finalizou Batistella.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Júlio de Castilhos é destaque na produção da soja em termos de volume produzido, com uma produção mínima estimada de 400,3 mil toneladas por ciclo produtivo. Sendo assim, considerado o segundo maior produtor de soja no estado.
Ao final da cerimônia, as autoridades dirigiram-se até as plantadeiras e participaram do ato simbólico de abertura oficial do plantio da soja. E, dentro da programação, ainda no Sindicato Rural, aconteceu o Dia de Negócios, que atraiu a participação de mais de 30 empresas da cidade e região, fortalecendo ainda mais a economia local.
Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar duas palestras de destaque. A primeira, ministrada por Marco Antônio dos Santos, Agrometeorologista da Rural Clima, abordou o tema “Previsões climáticas para a safra 2023/24: Como será o clima no RS com a influência do El Niño”. A segunda palestra, conduzida por Ruy Augusto da Silveira Neto, Economista do Sistema FARSUL, explorou o tema “Mercado de Soja: Análise 2023 e perspectivas 2024”.