A programação foca no fortalecimento emocional das empresárias, incentivando um ambiente de colaboração e solidariedade
No meses de junho, julho e agosto, as empresárias gaúchas têm um encontro marcado com a transformação e a resiliência, buscando abraçar mulheres e suas famílias, reativar empresas que foram atingidas pelas enchentes, preservar empregos. O “Programa Bússola: um norte na reconstrução de negócios de empreendedoras gaúchas” será realizado em encontros on-line, todas as segundas-feiras, das 19h às 20h30. Este evento é organizado pela Aceleradora de Mulheres Empreendedoras em parceria com o Conselho da Mulher da FEDERASUL.
O Programa Bússola surge como uma resposta necessária e urgente para apoiar as empresárias do Rio Grande do Sul afetadas pelas recentes enchentes. Com objetivos claros e estratégicos, o projeto visa não apenas a recuperação econômica, mas também o fortalecimento emocional das empreendedoras, promovendo um ambiente colaborativo e solidário. Pelo menos 250 mulheres já se inscreveram e as vagas são limitadas.
Segundo a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e uma das organizadoras do evento, Simone Leite, explica a motivação e contexto do evento. “Nosso trabalho inicial foi acolher, aquecer e alimentar os gaúchos que foram atingidos pelas cheias. Agora, chegou a hora da retomada dos negócios e, para isso, o movimento associativo tem importância fundamental. Vamos trabalhar em conjunto para auxiliar nossas empreendedoras nesta nova fase, unindo esforços para a recuperação econômica”.
Nomes de destaque
A curadora do Programa Bússola e CSO da Sonata Brasil, membro do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Soraia Schutel antecipa nomes de destaque na programação do evento. “Um dos pilares da reconstrução de nosso Estado é o fortalecimento das empreendedoras gaúchas, seja na dimensão emocional quanto em novas estratégias de negócio. Grandes nomes de gestão prontamente aceitaram o convite para palestrar e mentorar as centenas de empresárias já inscritas no programa. Tenho convicção que todas sairemos com mais clareza e um novo norte sobre nossos negócios”, explica.
Inscrições
As interessadas podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail filiadas.federasul@federasul.com.br ou pelo telefone (51) 99625-2093. As vagas são limitadas, então é essencial garantir a participação o quanto antes.
Confira parte da programação:
Abertura com Simone Leite, Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora FEDERASUL.
“Fortalecimento interior na crise” – Soraia Schutel, Sonata Brasil.
“Luto em catástrofes” – Dra. Adriana Cogo, psicóloga, entre as principais especialistas do Brasil em luto.
“Caminhos para reestruturação” – Painel com Dra. Jaqueline Wichineski e Rafael Goelzer, FEDERASUL.
“O poder da rede” – Gisele Rodrigues, Diretora na Visa Consulting & Analytics.
“Criatividade em tempos de crise” – Ana Amélia Tormin, Diretora Jurídica e de Compliance e CSO da Timbro Trading.
“Crise como oportunidade de acelerar a migração pro digital” – Cezar Augusto Gehm Filho, CEO da Piperun.
“Cuidado do cliente” – Gabrielle Maciel, gerente de experiência do cliente da Ticket.
“Gestão de pessoas na crise” – Painel com Dra. Luciana Menestrino, psicóloga com experiência em gestão de atendimento a cliente; Marina Machado, Head of People Business Partner do Mercado Livre; e Luisa Ferreira, Head of People LATAM & HRBP AMER GTM & Global Marketing na UiPath.
Objetivos do Projeto:
- Fortalecer emocionalmente as empresárias gaúchas:
Desenvolver iniciativas de suporte psicológico e emocional para as empreendedoras afetadas pelas enchentes, proporcionando recursos e espaços de acolhimento e resiliência.
- Conectar empresárias do RS com mentes que podem auxiliar na reconstrução do Estado:
Facilitar o contato entre empresárias locais e especialistas, consultores e mentores que possam oferecer orientações estratégicas para a recuperação e reconstrução de seus negócios.
- Visionar estratégias de reconstrução de negócios de mulheres do RS:
Reunir grupos de trabalho para desenvolver e compartilhar estratégias eficazes de reconstrução e inovação nos negócios, liderados por mulheres.
- Ampliar vínculo entre empresárias do Estado do RS e rede de apoio:
Fortalecer a rede de apoio entre empresárias, associações, entidades governamentais e organizações não-governamentais, criando um ambiente colaborativo e solidário.
Formato e Agenda dos Encontros:
O programa será realizado online, com cada encontro tendo uma hora de palestra seguida de 30 minutos de troca de experiências. As participantes terão a oportunidade de interagir, compartilhar seus desafios e soluções, e aprender umas com as outras.
Pré-requisitos para Participação:
Ser empresária no RS com CNPJ aberto e regular.
Participar dos encontros.
Demonstrar, após o programa, os projetos realizados e benefícios alcançados por meio de vídeo ou relatos em redes sociais.