Para se equiparar aos novos tempos a Procergs vai investir em qualificação e novas ferramentas, mais de R$12 milhões neste ano. A meta é aproximar os serviços do Estado do cidadão. Além da eficiência, a previsão é que os investimentos resultem numa economia de R$ 6,2 milhões/ano para o Governo do Rio Grande do Sul. A informação é do presidente da autarquia, Antonio Ramos, durante o “Tá na Mesa” da Federasul, nesta quarta-feira 06/04. Com um lucro superior a R$ 270 milhões em 2015, a Procergs quer inovar. Para tanto, está desenvolvendo o projeto Governo Digital que oferece mais agilidade no atendimento.
Com mais de 1200 sistemas no portfólio, sendo a grande maioria desenvolvida para a gestão do Estado, a intenção é ampliar o leque e chegar mais perto do cidadão. Por meio de aplicativos e sites, com poucos cliques vai ser possível buscar o atendimento público pelo celular. “Os equipamentos estão na mão do cidadão. Nosso objetivo é lançar mão dos recursos de mobilidade e redes sociais”, adiantou o presidente.
Ao apostar no potencial de expansão, entre os projetos em andamento, que utilizam a inteligência em informação oferecida pela Procergs, está o que mapeia o roubo de cargas, encomendado para o setor da segurança. Tem também o que levanta toda a produção agrícola do Estado, permitindo o correto planejamento dos investimentos. E ainda o que trata de alertar para débitos de trânsito. “Com um banco de dados bastante amplo ainda temos aqueles que apontam para fraudes e visam combater a sonegação”, explicou o presidente.
Com seis regionais e cerca de 1,1 mil funcionários, a Procergs chega aos 43 anos orientando a atuação em eixos de organização que buscam a eficiência da gestão dos serviços, das finanças e do atendimento ao cidadão. “Vivemos um momento conturbado nas finanças do Estado. Nossa contribuição é inovar para transformar agregando economia à prestação dos serviços”, finalizou.