O futuro já chegou e muitas empresas já estão produzindo dentro dos novos conceitos
O 18º Congresso FEDERASUL, Por Futuros Inovadores – foi aberto no início da tarde, com o painel “Inovação e o mundo do futuro”. Camila Brasiliense, da IBM e Rafael Bechelin, empreendedor e especialista em cidades inteligentes falaram sob a mediação de Pedro Valério, diretor de inovação da FEDERASUL.
Camilia Brasiliense iniciou a conversa mostrando um vídeo da IBM – uma empresa sinônimo de tecnologia e inovação. Bechelin falou sobre inovação e participação interativa. Começou com um QRCode, convidando a plateia a interagir com a palestra que abriu com a palavra disrupção “que não vem em um memorando”. Com interação do público foi fazendo sua palestra, mostrando na prática os novos tempos.
Falou em sustentabilidade, em proteção do meio ambiente e práticas sadias de produzir alimentos destacando processos que estão em execução apontando para o futuro e, ao mesmo tempo, mostrando que o futuro já está entre nós.
Citou o nome das empresas que já estão com a produção do futuro e deixou um tema para reflexão: “não tem volta, vamos ter que inovar”, disse Bechelin, lembrando que as ideias estão dentro das empresas e concluiu perguntando qual o sentimento que as informações despertaram? Várias palavras foram escritas, entre elas expectativa, surpresa, inovação oportunidade.
Como serão as cidades do futuro? Quais alterações terão? Já se sabe que até 2030 começa a cair o número de jovens e aumentar a população acima de 60 anos, também no RS (hoje são 20% entre 17 a 29 anos). Ainda não há respostas.