Os exemplos que motivam

Com chuva e frio iniciou o segundo e último dia do 3º Fórum de Líderes, em Recanto Maestro (Restinga Seca). Aberta pelo vice-presidente de integração, Rafael Goelzer que falou sobre as motivações que valorizam o poder do momento impulsionado pelas decisões. Ideia reforçada pela presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Simone Leite, que anunciou a programação e disse que as inscrições para o 21º Congresso FEDERASUL e o 4º Congresso Mulheres Empreendeoras que serão realizados em Gramado, em setembro.


Três cases foram apresentados.
O primeiro, da Microempa, de Caxias do Sul, apresentado por Amir Gustavo.

Microempa, de Caxias do Sul , tem se destacado no apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas, oferecendo capacitação, suporte e oportunidades para inserção no mercado externo. Nos últimos dois anos, mais de 160 empresas foram preparadas para exportar, resultando em mais de R$ 140 milhões em vendas internacionais diretas. A iniciativa tem contribuído para a competitividade das MPEs, promovendo inovação, geração de empregos e desenvolvimento sustentável na economia local.

CICS Canoas
O segundo case apresentado é da CICS Canoas. Aprsentado por Janaina Souza, presidente do Núcleo de Mulheres.

A CICS Canoas adotou um modelo de gestão associativa que integra oito núcleos empresariais com perfis diversos. Com atuação autônoma, mas alinhada a uma gestão estratégica central, os núcleos operam com planejamento anual, indicadores e suporte técnico. A iniciativa, apoiada por uma consultora dedicada e liderança voluntária, promove colaboração, engajamento e resultados concretos para os associados.

CIC Teutônia
Apresentado por Ivandro Rosa, Vice- presidente regional do Vale do Taquari, que falou sobre o livro “Vale do Taquari – O Vale do Associativismo

O livro “Vale do Taquari – O Vale do Associativismo”, de Ivandro Rosa, resgata a história do movimento associativista no mundo, no Brasil e na região do Vale do Taquari, destacando sua força estratégica nos processos de reconstrução regional. A obra valoriza os princípios do associativismo e suas entregas concretas, além de apresentar a CIC Vale do Taquari, que completa 20 anos em 2025 e se destaca por seu modelo de articulação regional colaborativa