Debate compôs a programação do Fórum Estadual de Investimentos da FEDERASUL
O primeiro painel do Fórum Estadual de Investimentos da FEDERASUl, “Polo de Inovação”, contou com a participação do secretário Adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub; do presidente do Instituto Agregar (Panambi), Angelim Adams; e de Eduardo Capellari, membro do Conselho de Administração da Aliança Empresarial. A mediação da mesa foi do coordenador da Divisão de Smart Cities da FEDERASUL, Rafael Bechelin.
![](https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2023/11/IMG_0088-1-484x322.jpg)
O secretário adjunto Raphael Ayub apresentou os programas e ações desenvolvidas pela secretaria, como o Inova RS e o Observatório da Inovação. No entanto, ele destacou também a unidade entre vários setores da sociedade para gerar inovação. “Nós temos o entendimento que somente a sociedade civil organizada não consegue fazer, nem somente o governo, nem somente a Academia”, explicou.
Inovação e educação
Já o presidente do Instituto Agregar, Angelin Adams, fez uma apresentação a qual, segundo ele, visava ser “provocadora”, ao dizer que não se pode desconectar a inovação com a qualidade do ensino público. “É decepcionante quando falamos de educação em nosso Estado. Não existe inovação se não existir educação de qualidade”, afirmou Adams.
![](https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2023/11/IMG_0102-6-484x322.jpg)
Eduardo Capellari, da Aliança Empresarial, destacou as iniciativas de empreendedores que se reúnem para gerar ações para inovação pelo Estado. “Todo o movimento que geramos faz parte de um plano de fundo: são 40 anos de decisões erradas que levaram à quase falência do Estado”, destacou.
![](https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2023/11/IMG_0116-484x322.jpg)