Os desafios no cronograma de implantação do 5G no Brasil

A informação foi dada pela TIM e pela Conexis, no Tá na Mesa, que tratou sobre a implantação da nova tecnologia do 5G e seus impactos na vida das pessoas

Para apresentar os desafios e oportunidades da implantação do 5G no Rio Grande do Sul, a FEDERASUL trouxe para a reunião-almoço Tá na Mesa desta quarta-feira (5) o diretor de Relações Institucionais da TIM Brasil, Cleber Affanio e o presidente da Conexis – Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal, Marcos Ferrari.  

Cleber Affanio anunciou a possiblidade de antecipação do cronograma de implantação do 5G no País desde que haja condições técnicas adequadas e os municípios façam as modificações legais na legislação para que fique em conformidade com a tecnologia atual. Explicou que a antecipação somente poderá ocorrer com a liberação da ANATEL. E acrescentou que 98% dos municípios precisam alterar as leis municipais acompanhando a evolução tecnológica. “Porto Alegre está entre as cidades que possuem uma legislação moderna, o que facilita o recebimento de investimentos”, complementou.  

Destacou ainda que o cronograma definido pelo edital impõe desafios na implantação da nova tecnologia. Pelo documento, todas as capitais brasileiras deverão estar com as redes 5G funcionando até novembro de 2022.

Cleber Affanio argumentou que o 5G promoverá grande impacto em diferentes setores da economia e na vida das pessoas. “Novas aplicações serão desenvolvidas e vão permitir importantes avanços no agronegócio, na indústria, na medicina, na segurança pública e na rotina das cidades’, exemplificou. “Todos ganharão em produtividade e com a automação dos processos”, garantiu.

A Tim possui 69 milhões clientes de telefonia celular no Brasil e 2,5 milhões clientes no Rio Grande do Sul e está presente nos 497 municípios gaúchos. Sua participação no mercado gaúcho é 15,9%.

Ao receber os convidados, o presidente da FEDERASUL Anderson Trautman Cardoso, disse que “ainda estamos nos adequando a esse novo mundo em constante mudança e que estamos aprendendo a explorar o potencial tecnológico que se coloca à nossa disposição”. O dirigente destacou que o 5G vai permitir que tenhamos todos os dispositivos conectados, de relógios às grandes máquinas de uma indústria, passando pela colheitadeira no campo e ao semáforo das ruas. “Uma verdadeira revolução”, antecipou.

Já o presidente da Conexis, Marcos Ferrari, disse que a implantação do 5G traz desafios e oportunidades para as operadoras. Destacou que o setor investe em média R$ 38 bilhões por ano na infraestrutura de telecomunicações, sendo o terceiro setor do país em investimentos.

Acrescentou que o Brasil é o 4º maior mercado mundial de banda larga e o 6º maior mercado mundial de telefonia móvel. Relatou ainda que o 3G levou 9 anos para alcançar 500 milhões de usuário no mundo, o 4G levou 6 anos e o 5G alcançou essa quantidade de usuários em 2 anos e 8 meses após o seu lançamento mundial.

 

Marcos Ferrari destacou também que o 5G possui importantes características que viabilizam milhares de novas aplicações em todos os setores da economia. Estre elas estão mais velocidade, baixa latência (tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede de telecom), maior densidade de conexões (quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área), maior eficiência espectral (quantidade de dados transmitidos por faixa de espectro eletromagnético) e maior eficiência energética dos equipamentos: economia e sustentabilidade.

Homenagens:

         Também nesta quarta-feira (5) na abertura do evento, a FEDERASUL prestou homenagem aos 45 anos de fundação da Rádio Pampa e aos 95 anos de fundação do Hospital Moinhos de Vento. Na ocasião, o presidente Anderson Trautman Cardoso, entregou placas alusivas à data.

O presidente da Rede Pampa e da Rádio Pampa, Alexandre Gadret, agradeceu a homenagem e disse, com orgulho, que a Rádio Pampa vem se consolidando cada vez mais como uma fonte independente e 100% gaúcha e que mantem o compromisso de continuar levando conteúdo de altíssima qualidade.

O presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier, recebeu a placa das mãos do presidente Anderson Trautman Cardoso e prometeu seguir perseguindo a vocação da instituição pelo aprimoramento da saúde. Disse que o Hospital Moinhos de Vento ocupa o segundo lugar no ranking dos melhores hospitais do Brasil. O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini também participou da homenagem.

PUBLICADO EM: 10 de outubro de 2022