O digital cresce com robustez no Banco do Brasil

Quase 90% dos negócios no RS já são feitos através dos canais digitais, disse o superintendente do BB no Tá na Mesa

Digital e valorizando as práticas sustentáveis como novas referências de negócio, o Banco do Brasil informou que no Rio Grande do Sul, 89,9% dos negócios já são feitos através de canais digitais. A instituição, que completou 213 anos e que opera no Estado há 105 anos, ganhou, no último ano, mais 6,5 milhões de usuários digitais, um crescimento de 77% impulsionado pela pandemia. “Agora estamos incentivando as práticas sustentáveis e de ESG nos nossos critérios de avaliação dos financiamentos que incluem, até mesmo, crédito para as pessoas físicas interessadas em produzir energia limpa”, disse o superintendente de Varejo do BB, Pablo da Silva Ricoldy, ao falar no Tá na Mesa, da FEDERASUL nesta quarta (20).

Ele definiu o BB como um banco digital. Informou que 46% dos empréstimos pessoais já são feitos pela plataforma e que 41% do crédito para a compra de veículos também passam pelo aplicativo da instituição que concede também pelo app 27% de todo crédito imobiliário que libera.

Inovação vai permanecer como foco dos investimentos da instituição financeira. Ricordy disse que no Estado 62,7% dos clientes já utilizam os canais embora o BB também invista nas duas pontas (digital e presencial). “No agro, por exemplo, há grande necessidade de relacionamento e atendimento presencial”. Ele reforçou que é relevante para o BB estar presente em todos os canais.

Disse que o futuro requer, cada vez mais, personalização. “É preciso conhecer tudo sobre o cliente para poder oferecer produtos, serviços e soluções que gerem valor”, explicou. Foi este o conceito adotado pelo BB nos investimentos que fez no primeiro semestre.

Ele informou também que para o cliente investidor, o Banco criou um modelo de atendimento com agências específicas para atender com  assessoria. “A estratégia utilizada usa também  um robô que avalia, através da inteligência artificial, as simulações considerando o perfil e as necessidades de cada cliente”. No agronegócio, o BB comemora R$ 205 bilhões na sua carteira rural. No RS são  R$ 25 bilhões de reais.

Ricoldy falou também no lançamento de linhas de crédito para a energia limpa, valorizando a sustentabilidade. “A energia limpa é um dos 10 pontos prioritários para o BB”. A carteira hoje é de R$ 261 bilhões em sustentabilidade, financiando as boas práticas ambientais”, informou.

Ricoldy disse que  aposta na recuperação econômica e prevê boa demanda de crédito neste trimestre para fazer frente às demandas de financiamento que virão com a proximidade do Natal tanto para os consumidores como para as empresas.

Ao apresentar o convidado do Tá na Mesa, o presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, disse que ainda com inflação e desemprego em alta, o crédito, mais do que nunca, se torna essencial para a alavancagem da economia. “Fundamental para que as pessoas físicas retomem o consumo, mas também para que as emprsas possam custear a retomada de suas atividades”, concluiu.

PUBLICADO EM: 20 de outubro de 2021