O desenvolvimento da economia gaúcha em pauta no Tá Na Mesa

Grandes empresários participaram da abertura da programação especial de 30 anos do evento que segue durante o mês de outubro

Celebrando as ações dos empreendedores que fizeram a diferença para a economia gaúcha, a FEDERASUL recebeu, nesta quarta (04) a primeira edição do Tá Na Mesa especial 30 Anos. Convidados o diretor do Conselho Administrativo da Tramontina, Clovis Tramontina, os presidentes do Conselho de Administração das Lojas Renner, José Galló e da Calçados Beira-Rio, Roberto Argenta.

“É da geração de riquezas que sai a arrecadação e a solução de problemas”. Foi assim que o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, abriu o evento, ao comentar a contribuição dos convidados para não somente a economia, mas para o desenvolvimento do Estado e do País.

Uma empresa gaúcha centenária

O primeiro a falar foi o empresário Clovis Tramontina, que defendeu a disciplina e capacidade de desenvolvimento contínuo em uma trajetória empresarial. “Se você quer ser um piloto de fórmula 1, primeiro você precisa andar de kart. Empreendedorismo precisa de disciplina”, afirmou.

Tramontina também ressaltou a importância das pessoas para o sucesso da empresa centenária, afirmando que a retenção e desenvolvimento dos colaboradores é um pilar essencial. “Elas entram e se aposentam na Tramontina”, explicou.

 De um galpão à liderança do segmento

Já, Roberto Argenta apresentou brevemente a história da Calçados Beira-Rio, desde seu início em 1975 – quando era “um galpão” com pouca estrutura, em Igrejinha – até os dias de hoje, quando ocupa a liderança do segmento calçadista no Brasil.

O empresário gaúcho defendeu o investimento em inovação, a qualificação e o atendimento como importantes fatores do sucesso da empresa. ”Com criatividade a gente transforma a realidade do Rio Grande”, finalizou. Argenta anunciou a reinauguração de sua fábrica, em Roca Sales, destruída pela enchente, para o dia 13 próximo.

As pessoas são o mais importante

O último a participar do bate-papo foi o representante das Lojas Renner, José Galló. Para o empresário, o sucesso da varejista passa pela valorização humana e capacitação interna de seus profissionais. “Minha missão é fazer as pessoas atingirem o máximo de seu potencial”, destacou.

Ao final de sua fala, Galló afirmou que a empresa ainda continuará a crescer. “E assim vamos continuando a vida e fazendo acontecer”.

Críticas à não taxação de importados

Os três palestrantes foram firmes em suas críticas à não taxação de produtos importados, com destaque para o recente caso da isenção de impostos para produtos chineses adquiridos via e-commerce, com limite de até 50 dólares. Para os empresários, essa prática prejudicará os produtores nacionais, produzindo evasão de investimentos e fechamento de lojas e indústrias.

Posição em sintonia com a FEDERASUL, pois esse assunto se caracteriza como “uma concorrência desleal”, afirmou o Sousa Costa, ressaltando logo após que a opinião pública estaria “entorpecida” pela falsa sensação de benefício da entrada desses produtos no País. “No entanto, não se dão conta dos efeitos em sua vida a médio e longo prazo”, concluiu.

Homenagem

        Em conjunto, FEDERASUL e Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) homenagearam o presidente de ambos os Conselhos Superiores, Humberto Ruga, por sua atuação moderada e altruísta em suas gestões desde 2015, decisiva aos esforços de integração das duas entidades durante a busca por novos espaços. Ruga recebeu uma placa comemorativa entregue no início do Tá na Mesa, entregue pelos dois presidente, Rodrigo Sousa Costa e Suzana Vellinho Englert.

PUBLICADO EM: 20 de outubro de 2023