Análise de contexto econômico mundial fecha primeiro evento do ano na FEDERASUL
Finalizando um dia inteiro de atividades da 1ª Reunião de Integração de 2024, a FEDERASUL apresentou uma extensa análise econômica do RS, do Brasil e do mundo. O responsável pela apresentação foi o vice-presidente de Economia da FEDERASUL, Fernando Marchet, que apresentou dados que apresentam um “contexto mundial favorável” para o país.
No entanto, Marchet afirma que, na atualidade brasileira, “declarações oficiais provocam incerteza no cenário fiscal em meio ao ciclo de cortes na taxa de juros”. A previsão do especialista é que a taxa de juros termine o 2024 em 11,75%, em relação a 13,75% em 2023. Já para a inflação, a previsão é de 4,2% em 2024, -0,4% em relação a 2023. Ele destacou que a inflação caiu expressivamente, o que acredita ser causado pela queda do preço dos commodities.
Carta de Osório encerra a primeira atividade do ano da FEDERASUL
A leitura da Carta de Osório, um documento que mostra os desafios e os temores da classe empresarial e pontua as necessidades econômicas, encerrou a reunião de integração que aconteceu no Parque Eólico de Osório. A íntegra da Carta, lida pelo presidente Rodrigo Sousa Costa no encerramento da reunião e aprovada pelo plenário, será inserida, na íntegra, no site.