Objetivo foi criar conexões entre os empreendedores
![](https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2022.06.21_Workshop-de-Nucleos-4-429x322.jpg)
Nesta terça-feira, 21, a ACIST-SL promoveu um workshop entre os integrantes dos quatro núcleos mantidos pela entidade. Aidê Stürmer, diretora de Núcleos, destacou que esta ação atende à demanda dos empreendedores para conhecerem-se entre si, trocar ideias, promover networking e gerar mais e novos negócios.
O encontro foi marcado por uma dinâmica onde, divididos em grupos, os empreendedores responderam a uma série de três perguntas sobre geração de negócios e associativismo, de modo a construírem as soluções em conjunto. A atividade foi coordenada pela consultora Elaine Coelho von Hohendorff, da Talent Gestão & Treinamento. Ela avaliou o resultado como excelente, devido à qualidade nas respostas e sugestões. Algumas serão encaminhadas à diretoria e outras serão discutidas entre os núcleos.
A ACIST-SL mantém atualmente quatro núcleos, sendo dois deles setoriais: Corretoras de Seguros e Contabilistas. Os multissetoriais são os do Jovens Empresários e Mulheres Empreendedoras. O objetivo é promover a busca de soluções conjuntas para demandas comuns de empresas do mesmo ramo de atividades através da criação e manutenção dos Núcleos Setoriais. De concorrentes, os empresários passaram a se reconhecer como parceiro. Têm empresas semelhantes com problemas em comum. Através do Núcleo, e com o apoio dos consultores e da estrutura e representatividade da ACIST-SL, passam a desenvolver soluções conjuntas para esses problemas.
Os Núcleos Setoriais fazem parte do Programa Empreender, iniciativa da CACB e do SEBRAE, cuja ideia básica é apoiar as empresas de um mesmo segmento organizadas em grupos. Orientados por uma metodologia, os empresários deixam de ser concorrentes e tornam-se cooperadores entre si. Com o apoio de um consultor/orientador, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas, que são apontadas e executadas pelos próprios empresários. O consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalhar em grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN, que agrega na já conhecida brainstorming, a busca de metas e ações conjuntas.