Quatro empresárias, de diferentes setores, mostraram como conseguiram empreender num ambiente hostil como o brasileiro
Quatro empreendedoras contaram suas trajetórias no Tá na Mesa da Federasul mostrando que empreender é um projeto de vida que requer coragem, disciplina e determinação. A empresária da Sonata Brasil, Soraia Schutel; Carla Tellini – CEO do Grupo Press; Clenir Wengenowicz, da Tok Feminino e Rochele Silveira e do Kurotel Spa explicaram para uma plateia também empreendedora como venceram os obstáculos e que os próximos, que virão, também serão enfrentados em nome da capacidade de empreender.
A representante da Sonata Brasil, apresentou seu case e, também, suas vivências como empreendedora num ambiente onde as mulheres predominam: o do setor educacional. De acordo com Soraia, sua empresa tem como missão e compromisso “fortalecer as empresas do Brasil, por meio da Educação”. A Sonata, de acordo com sua co-fundadora, diferencia-se pela metodologia de ensino aprofundada e comprometida com resultados verdadeiros e inovadores ao negócio. Sua empresa, formada exclusivamente por mulheres, tem como maioria dos clientes, homens. “Um paradoxo”, pontuou.
Destaque na gastronomia gaúcha e com vários empreendimentos no RS, a CEO do Grupo Press, que em quase 15 anos, já acumula mais de meia centena de prêmios e destaques na área gastronômica a nível nacional disse que “iniciou com a inexperiência dos 26 anos e foi amadurecendo nos negócios até formar a rede de restaurantes e diversificar seu público com novas casas para atender vários vários tipos de clientes.
Com mais de duas décadas exercendo o papel de gestora na área de tecnologia e telecomunicações, a hoje empresária e responsável pela marca TOK, Clenir Wengenowicz teve seu começo de carreira numa multinacional: a operadora Vivo. “Nunca sofri preconceito, mas sei de sua existência. Ser mulher é algo edificante e também de uma responsabilidade social e humanitária de grande valia”, afirma.
“Lutei para não ser vista apenas como a filha do dono”, disse Rochele Silveira, sócia do Kurotel, localizado em Gramado. Hoje junto das irmãs, que também controlam o tradicional spa serrano, de mais de 4 décadas, decidiram empreender na fabricação e comercialização de cosméticos e produtos de beleza. “A segunda geração começa a empreender também”, lembrou.