Momento do Empreendedor ACIST-SL: Ambiente de inovação deve convergir com a diversidade

A última edição de 2022 do Momento do Empreendedor da ACIST-SL, realizada nesta quinta-feira, 17, foi coroada por um tema recorrente no meio empresarial: a necessidade de criar novos ambientes para gerações diversas e que veem o mercado de trabalho de forma diferente em comparação com o passado. Tanto o presidente da entidade, Felipe Feldmann, como o presidente da Stihl, Cláudio Guenther, a diretora do Senac, Lianamar Rosa e a palestrante Caroline Bücker, salientaram a importância de conhecer novos formatos para a retenção de talentos em um período em que o mundo corporativo que, segundo Caroline, está “construindo algo que ainda não é conhecido”. 

 

Feldmann ressaltou o desafio que tem sido para as empresas dos mais diversos segmentos atrair os jovens para o primeiro emprego, enquanto Gunther destacou que Educação somada a muito treinamento e um ambiente saudável e harmônica devem integrar o planejamento macro das companhias, defendendo que este investimento não retorna somente para a empresa e sim para a sociedade. Este é o motivo, segundo Lianamar, do Senac investir fortemente em novos modelos de Ensino, focados em projetos e empreendedorismo. “Os jovens estão demandando novas formas de aprendizagem, com mais desafios e atenção à diversidade”, ressalta. Em 2023, o Senac integrará a estrutura da Unisinos, onde oferecerá cursos voltados às novas tecnologias.

 

E é a diversidade que Caroline Bücker, mestre em Educação e diretora da Idealiza Tools & Methods, evidenciou na sua fala. “Não há mais como tratar os estudantes e as equipes como iguais, quando cada um tem habilidades diferentes e que não se encaixam nos modelos tradicionais. Ao perceber estas diferenças, temos que construir times com colaboradores de diferentes perfis e que trabalhem de forma colaborativa. “Pessoas com habilidades especiais precisam do que chamamos de desafios criativos e para implantá-los é preciso, sim de um método e de ferramentas, para que as ideias e as iniciativas não se percam pelo caminho”, ensina.

Segundo Caroline, cada empresa tem seu próprio modelo de negócio, mas precisa estimular a criatividade e também permitir o erro, porque é nele que as pessoas demonstram ter iniciativa para a busca de soluções. “Isto é a inovação. Mas  até ela também precisa de rotinas, para que possa vir à tona”, aponta. Ela divide estas rotinas em três etapas. A primeira é a Empatia, seguida pela Colaboração para chegar à Experimentação. Vêm então as competências dos líderes. “É quando a empresa precisa oferecer às lideranças um ambiente de segurança psicológica, para que possam ter o apoio necessário quando as equipes oscilam. É quando ocorre a confiança criativa, porque haverá momentos de dificuldades e de questionamentos e as lideranças também necessitarão de apoio. “Nestes casos, é preciso evitar a punição pelo erro e sim avaliar o que não deu certo e o porquê e decidir começar ou não novamente”. 

 

Plano de afetos – “Ao invés de plano de carreira, pode-se criar plano de afeto”, sugere Carolina ao ser questionada sobre como as pequenas empresas podem reter talentos diante das grandes corporações. “Ao criar momentos para a construção de afinidades e de afetos, o colaborador avalia com mais critério a decisão da mudança”, ensina. 

 

Agradecimento – A Stihl é uma grande parceira da ACIST-SL, atuando também como patrocinadora Master das edições do Momento do Empreendedor de 2022. O presidente da empresa, Cláudio Guenther, agradeceu a oportunidade ressaltando que é dever da empresa retribuir para a sociedade as conquistas. “Somos responsáveis por 20% do ICMS que São Leopoldo recebe e isto é fruto do trabalho dos nossos 9 mil colaboradores”, comentou, destacando que a recente inauguração de duas novas instalações teve como foco o bem-estar das equipes.

Guenther lembrou ainda o apoio incondicional aos funcionários que desejam continuar os estudos, em todos os níveis. “Toda a sociedade ganha com a Educação”, sintetiza. Daí o suporte financeiro para dezenas de projetos sociais nas áreas do esporte e cultura, que em 2022 girou em torno de R$10 milhões.

 

O Momento do Empreendedor contou com o patrocínio da Stihl, Sicredi Pioneira, SKA, Frontec, Colégio Sinodal, Datwyler e Vila Rica Imóveis.

PUBLICADO EM: 20 de novembro de 2022