Modelagem da Concessão do Bloco 2 em debate técnico na FEDERASUL

O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, coordenou, na tarde desta sexta-feira, uma reunião técnica sobre a modelagem do Bloco 2 de Concessões Rodoviárias, com a participação do Secretário de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi.

Sousa Costa abriu a reunião explicando que as lideranças empresariais vem debatendo internamente na FEDERASUL a necessidade de uma modelagem em que a concessão traga competitividade para a região e o Estado, tanto na redução significativa da tarifa por km concedido, quanto mantendo as duplicações e obras que forem essenciais à geração de oportunidades e qualidade de vida. “Estamos conscientes que precisamos evitar o êxodo de trabalhadores e empresas pós- tragédia climática, pelas dificuldades e custos de transportes. Mas, para isso, precisamos encontrar um ponto de equilíbrio, sem estagnar as obras essenciais pelas divergências e conflitos”.

Capeluppi explicou o projeto de concessões, trouxe dados técnicos e se comprometeu a enviar fontes primárias e secundárias que embasaram a atual modelagem. O secretário também enfatizou a importância de definir o modelo de rodovia desejado pelos municípios, destacando que esse é um fator fundamental para a estruturação dos investimentos.

 A FEDERASUL e as lideranças regionais, cientes da necessidade de recuperação da tragédia climática sem precedentes, a partir das informações que solicitou, colocam-se à disposição para levantar diferentes possibilidades para simulação, no sentido de construir uma proposta de convergência, que possa conquistar o amplo apoio da opinião pública e dos nossos representantes políticos.