Evento online recebeu dois especialistas para tratar da importância da modalidade na administração das empresas
Na edição de setembro do Meeting Jurídico da FEDERASUL, especialistas discutiram o tema “Governança societária: por que é importante para as empresas?”. Presentes o diretor executivo do Centro Clínico Gaúcho, Fabio Bernal Rosseto e a gerente administrativa da Paraboni Multiferramentas, Priscila Bolume Paraboni.
O Meeting foi coordenado pelos mediadores Renan Boccacio, da Comissão Permanente de Estudos Societários e Caroline Barboza, da Comissão Permanente de Ética e Compliance – COPEC – ambos da Divisão Jurídica da FEDERASUL.
O diretor executivo do CCG contou aos espectadores sua história e experiência profissional com Governança Societária. Para o especialista, o estabelecimento de governança nas empresas é um divisor de águas e maximiza o crescimento da empresa. Como exemplo, Rosseto citou o estabelecimento de um Conselho de Administração contando com a contribuição dos fundadores da empresa, além de demais sócios minoritários. “A governança foi estabelecida na CCG, nesta fase, para ser a base fundamental de crescimento da companhia”, disse o administrador, apontando que a modalidade de organização empresarial é recente na empresa
Após, Priscila Paraboni estabeleceu algumas diferenças na companhia de sua família em relação à CCG. Cláusulas especiais que dispunham sobre a organização e composição dos sócios, além da entrada e saída deles. “A governança vem acontecendo ao longo do tempo principalmente na regularização de contratos da empresa”, afirmou. A executiva salientou também o quanto esse processo é elementar para a sustentabilidade econômica da empresa.