Marco Borba é eleito presidente da ACI Santa Cruz para o biênio 2026-2027

Fortalecimento institucional, protagonismo na região e revitalização da sede estão entre as metas da nova gestão

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul concluiu, na noite de quarta-feira (26), mais um processo eletivo em seus 107 anos de atuação. Em Assembleia Geral realizada no auditório 2 da entidade, os associados elegeram por aclamação a chapa única formada por Marco Antônio Borba como presidente e Tironi Paz Ortiz como vice-presidente para conduzir a entidade no biênio 2026–2027. Borba sucede o atual presidente, Ario Sabbi, que esteve à frente da ACI nos períodos de 2016–2017 e 2024–2025.

Conforme o presidente eleito, a nova gestão pretende dar continuidade aos projetos em andamento, como o consagrado evento Tá na Hora e o Café Empresarial, ao mesmo tempo em que buscará fortalecer o papel representativo da ACI na região e recolocar a entidade como protagonista nos debates e nas decisões que impactam o desenvolvimento local.

Entre os desafios assumidos estão a reativação e o fortalecimento dos departamentos internos, transformando estruturas hoje existentes em frentes de atuação efetiva. Outra meta é a construção de um planejamento estratégico sólido, acompanhado por um plano de ação objetivo e mensurável que vai orientar a gestão da entidade.

Uma das ações mais desafiantes, no entanto, será a revitalização da sede da entidade, considerada defasada diante da história e da importância da ACI. Borba destacou que a revitalização poderá ocorrer tanto por meio de uma reforma ampla e modernização completa do prédio atual quanto pela construção de uma nova sede. Além disso, a gestão pretende intensificar o relacionamento com os atuais associados e ampliar a base de membros para fortalecer institucionalmente a ACI.

“Nossa gestão será pautada pelo diálogo, pela participação ativa dos associados e pela busca constante de resultados que façam diferença para quem empreende, gera empregos e movimenta a economia local. Queremos recolocar a ACI como protagonista nas discussões estratégicas da nossa região, modernizar a entidade, revitalizar sua sede e transformar nossos departamentos internos em verdadeiros motores de ação”, ressaltou o novo presidente.

Sucessão

A Assembleia também elegeu os integrantes do Conselho Deliberativo e indicou os representantes do Conselho Fiscal para o novo período. Os eleitos assumem automaticamente em 1º de janeiro de 2026, permanecendo Ario Sabbi na presidência até essa data.

Em seu pronunciamento, Sabbi fez um balanço positivo de sua gestão e agradeceu o apoio da diretoria e dos colaboradores. “Deixo a ACI com o sentimento do dever cumprido e que com a confiança de que o trabalho realizado até aqui será mantido e aprimorado pela próxima gestão”.

Perfil do novo presidente

Marco Antônio Borba é advogado formado em 1987 pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Com atuação na advocacia desde então, foi Procurador-Geral do Município de Santa Cruz do Sul entre 1997 e 2004 e novamente em 2009.

Em 2005, retornou à advocacia privada e fundou o BVK Advogados Associados. Possui pós-graduação em Direito Civil pela UNISC, MBA em Direito Tributário pela mesma instituição e LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na ACI, integrou a diretoria na gestão 2024–2025 como Diretor Jurídico e atualmente preside a Câmara de Comércio Brasil-Portugal.