Foi o que disse o presidente da Federação Unimed RS, Nilson Luiz May, no Tá na Mesa, da FEDERASUL, onde anunciou a constituição, em breve, da holding do Sistema
Apesar de todas as mudanças pelas quais o mundo está passando, o que não se altera são os princípios e valores, defendeu Nilson Luiz May. “Sem eles, não há como um líder exercer seu papel”, disse ao falar sobre seu sétimo livro, ”Liderança Duradoura”. May anunciou, no segundo Tá na Mesa híbrido pós-pandemia, para breve, a constituição da holding do Sistema Unimed-RS, a RS Empreendimentos, que vai funcionar como uma ponte entre o capitalismo e o cooperativismo e que integrará as comemorações dos 50 anos do Sistema Unimed/RS.
Ele contou como produziu seu livro, que dividiu em quatro partes: a primeira ligada às décadas de atuação em postos de comando, numa trajetória iniciada aos 14 anos, em Caxias do Sul. A segunda, o médico compartilha com pensamentos de filósofos e chama a atenção à necessidade de que as inovações sejam acompanhadas dos valores humanos, permitindo que as organizações sigam avançando.
Na terceira e quarta cenas utilizou exemplos de atitudes positivas que são natas no líder, entre as quais coragem, respeito, integridade, transparência e equilíbrio emocional. O presidente da Federação Unimed RS também mencionou as ações negativas, que vão da prepotência/arrogância à chefite, hipocrisia, falta de clareza e indecisão.
Na sua saudação, o presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, lembrou que mesmo que as empresas tenham trabalhado muito pela sobrevivência, pela manutenção do emprego e pela retomada da economia, o setor que mais trabalhou foi o dos médicos e mais profissionais de saúde.
Lembrou também que “tão importante quanto os profissionais que estão nos postos de saúde e nos hospitais são aqueles que se dispõem a liderar movimentos”.
O Livro
Nilson Luiz May, médico cirurgião do aparelho digestivo, deixou de escrever romances para falar sobre sua experiência de líder. Foi assim que iniciou o “Liderança Duradoura”, que teve sessão de autógrafos após o Tá na Mesa e que é embasado no conceito de que a liderança é uma jornada e não um destino.
Ele aponta, em seus mais de 50 anos no papel de líder, caminhos sólidos e fundamentais à construção de carreiras diante de um cenário em acelerada transformação. Além da indicação de princípios e valores que constroem a liderança duradoura, o livro contém um capítulo com sugestões de filmes que podem sedimentar, em som e imagem, cada uma das características que moldam o perfil de um líder.
Homenagem
O evento, que obedeceu a todos os protocolos sanitários, também marcou a homenagem prestada pela FEDERASUL ao centenário da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, representada pelo seu presidente Karl-Heinz Kindek. Ele lembrou que a ACI Montenegro/Pareci Novo ajudou a fundar a FEDERASUL e disse que é uma grande honra receber a homenagem.