O segundo painel do 17º Congresso trouxe para o palco do Instituto Caldeira, Pedro Englert, presidente do Conselho da StartSe e sócio de seis startups e Fábio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina. Eles falaram sobre “Inovação na Prática” com a mediação de Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira.
Fábio Rua contou que a centenária IBM se reinventou e disse que Porto Alegre foi a terceira cidade onde a IBM colocou sua filial e o Brasil sediou a primeira filial internacional da empresa. Falou sobre a importância da educação e disse que está otimista diante da nova economia. Lembrou que a IBM é um dos maiores investidores mundiais em tecnologia. Destacou que a implementação do 5G vai revolucionar o mundo e chegará antes do final dessa década.
Pedro Englert, da StartSe disse que o Rio Grande do Sul está vivendo uma transformação e disse que a maior inovação que o Instituto Caldeira fez no Estado foi provar que através da colaboração é possível ser um protagonista. “Não há lugar no mundo como o Caldeira, feito a partir da crença de pessoas” e previu que “o espaço vai se tornar inspirador”.
Ele disse também que nunca foi tão possível correr atrás dos sonhos. “As barreiras estão mais baixas e a gente cria planos para chegar lá”. Falou sobre os caminhos que existem e lembrou que antes da colaboração, importante é a humildade. “Preciso de mais conhecimento”, enfatizou.
Aconselhou que as ideias sejam testadas como as startups fazem, rapidamente e lembrou que importante é ter time, um novo modelo de gestão está chegando para ficar. “Primeiro a gente muda o jeito de gerir”, destacou Englert.