Inovação e empreendedorismo pautam reunião almoço da Cacis com CEO da Medical San

Mauro dos Santos Filho pontuou o poder da conexão e do ecossistema como chaves do crescimento da empresa estrelense

 

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou na sexta-feira, dia 16 de junho, mais uma edição da sua tradicional reunião almoço. E o convidado para o evento foi o CEO do Grupo Medical San, Mauro dos Santos Filho. A partir do tema “Simplificando a inovação”, o palestrante abordou “O poder da conexão e do ecossistema”, com o enfoque no empreendedorismo.

Em torno de 180 pessoas participaram do encontro, que ocorreu no Estrela Palace Hotel. Na oportunidade, os associados da Cacis e demais interessados puderam conhecer mais sobre o grupo, que tem sua sede em Estrela e recentemente inaugurou modernas instalações junto ao 386 Business Park, também no município, às margens da BR-386.

O CEO apresentou a estrutura do Grupo Medical San e as empresas que compõem o grupo, composto pela controladora MID Holding, indústrias Medical San, MedStart e Filial 01, gestora GCM, indústria de circuitos e placas eletrônicas Vitória Eletronics, empresa de tecnologia MonoFlow (desenvolvimento de sistemas, firmware, software e automação para todas as empresas do Grupo) e o braço financeiro Medical San Financiamentos.

Mauro dos Santos Filho pontuou que a inovação no grupo está não somente relacionado à tecnologia, mas também em simplificar processos, com soluções que atendem as necessidades da empresa e, por consequência, do mercado consumidor. “No passado as pessoas trabalhavam para edificar empresas. Agora, nosso foco como empreendedor deve ser construir ecossistemas”, afirmou.

O palestrante ainda trouxe números da empresa e dados referentes a 2022, que dão a dimensão do grupo: 18.500 unidades de equipamentos produzidos e vendidos; 56 distribuidores nos 27 estados brasileiros; operações no Chile, Peru e Costa Rica; operações na América do Norte (fase final de obtenção de FDA); 7º empresa em retorno de ICMS em Estrela; Prêmio Ouro Estética Business Awards 2022; 5º PMEs que mais cresce no Brasil – EXAME 2022; Empresa Acelerada ENDEAVOR 2022; única empresa do segmento com ESG Patente Verde; 6º ano consecutivo entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Para 2023, a previsão de faturamento do Grupo é de R$ 170 milhões.

Santos Filho colocou que a conexão é um dos pontos fortes da cultura. “Para nós, o conceito de conexão abrange tudo o que proporciona uma atração compatível. E quando a conexão se torna um poder? Quando o propósito é compartilhar e ser compreendido”, sublinhou.

O CEO também colocou que não existem limites para quem quer empreender. “Empreender é um ato de heroísmo, porque vai contra tudo e contra todos. O empreendedor acredita, faz pessoas acreditarem com ele, cria soluções, muda as regras do jogo. Quando construímos um ecossistema, deixamos o lugar forte. Nós não temos limites. Minha verdade é que eu acredito. E eu acredito na conexão com as pessoas certas”, frisou.

Dentre os projetos futuros previstos, estão, em 2023 ainda, a inauguração do “Room Concept” em São Paulo, e, em 2024: iniciar o Projeto Odonto; operar no Brasil e nos Estados Unidos; expandir o portfólio para a área médica, incluindo dermatologia e ginecologia; e começar as operações de locação, streaming e venda de serviços.

O presidente da Cacis, Gerson Strehl, enfatizou a importância de trazer empreendedores locais para apresentarem o seu case. “O Grupo Medical San tem levado o nome de Estrela Brasil afora e tem sido referência em termos de inovação e empreendedorismo. Então, trazer alguém de casa para falar de inovação é motivo de orgulho para a Cacis”, enalteceu.

A secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Carine Schwingel, da mesma forma enalteceu a importância da Medical San para o município. “Quando pensamos em inovação, logo pensamos em tecnologia. Mas, inovação também é melhoria de processos. E a Medical San é um dos cases de inovação que nos orgulha”, frisou.

A Reunião Almoço foi uma realização da Cacis Estrela. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Launer Química, Dinna, Run More, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana, Impress Comunicação Visual e Grupo A Hora.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

 

PUBLICADO EM: 16 de junho de 2023