A ideia é ampliar o interesse para outras regiões gaúchas, explorando a diversidade do potencial do Rio Grande do Sul para outros setores
Durante a reunião-almoço Tá na Mesa, da FEDERASUL desta quarta-feira, 16, foi firmado o protocolo de cooperação entre o Governo do Estado e a empresa aérea portuguesa TAP com o objetivo de promover o Rio Grande do Sul como destino para turistas portugueses e europeus. O compromisso foi assinado pelo secretário de Turismo, Ronaldo Santini, e pelo diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, no evento que teve como tema “Turismo e negócios: RS e Europa conectando oportunidades”.

O secretário Santini explica que trata-se de um esforço conjunto entre o Governo do Estado e a TAP para reestabelecer a conectividade após as enchentes. “Vamos divulgar destinos do Rio Grande do Sul ao mercado europeu, estreitando parcerias com operadores e agentes de viagem”, explicou ao acrescentar que a primeira ação promoveu a vinda de oito jornalistas portugueses para conhecer destinos gaúchos. Atualmente, no mercado português os destinos gaúchos que mais se destacam estão na serra. A ideia é ampliar o interesse para outros segmentos como gastronomia, ecoturismo, cultura, turismo esportivo, parques temáticos, festas populares, entre outros.
O secretário revelou que um estudo feito pela Embratur mostrou que o Brasil é o principal país em viagens de longa distância dos portugueses. Em 2024, 218.354 turistas chegaram ao Brasil e os principais portões de entrada refletem a preferência por destinos que possuem voo direto entre Brasil e Portugal. Em 2025, 128.114 portugueses chegaram ao Brasil até o mês de junho, o que representa um crescimento de 26%. Para Porto Alegre, os voos semanais foram retomados neste ano (a cheia de maio de 24 interrompeu as operações do aeroporto Salgado Filho), às terças, quintas e sábados (Lisboa-Porto Alegre) e domingo, quarta e quinta Porto Alegre-Lisboa).

Ainda segundo o estudo a permanência média no destino é de 20, 5 noites e o gasto médio é de US$ 617,71.
Já, o CEO da TAP as Américas, Carlos Antunes, destacou que a “pretendemos mudar a motivação das viagens de portuguesas para o Brasil mostrando que o país e o RS têm muito mais a oferecer além de praias, sol e carnaval. Com essa parceira vamos potencializando outros atrativos” argumentou o dirigente da empresa aérea.

O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, em sua manifestação destacou o orgulho das origens portuguesas tão presentes em nossa cultura. Destacou que o turismo é um mercado com grande perspectivas de crescimento.
Já o vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer, que intermediou o debate entre o secretário Santini e o CEO da TAP para as Américas destacou a importância do planejamento na expansão do turismo. “O RS tem grande potencial turístico a ser ampliado”, concluiu.

