O vice-governador eleito do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, garantiu em sua palestra no painel de encerramento do Congresso FEDERASUL por Futuros Inovadores na manhã deste sábado, no Hotel Master, em Gramado, que o governo trabalhará para que o Estado melhore sua competitividade e possa produzir sem as amarras da burocracia.
O deputado acredita que, apesar do aumento da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, a nova gestão do governador Eduardo Leite terá base suficiente para aprovar os avanços que se fazem necessários, embora destaque que as reformas mais consistentes já tenham ocorrido no atual mandato. Assim como a FEDERASUL, Gabriel Souza defendeu em sua manifestação o aumento da liberdade econômica como alternativa para gerar mais emprego e renda para a população.
Ao ser questionado pelo presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, Souza assumiu o compromisso de no próximo ano seguir no caminho da busca permanente pelo equilíbrio fiscal. O presidente destacou a existência de uma convergência de objetivos entre a entidade e o futuro vice-governador nos temas centrais de gestão, em que a educação também está como uma das mais importantes prioridades. “Vivemos uma emergência educacional”, afirmou o futuro vice-governador, lembrando que a falta de aulas presenciais durante a pandemia reduziu a capacidade de aprendizagem dos alunos, além de ter aumentado a evasão escolar.
Já o vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Rodrigo de Sousa Costa perguntou à Gabriel Souza sobre os riscos decorrentes do cenário nacional e a possibilidade de invasões de propriedades privadas. Contrário às invasões e bloqueios de rodovias, Gabriel Souza garantiu que o futuro governo vai garantir o cumprimento das leis e a manutenção das atividades produtivas.