Entidades e empresários debateram suas demandas para que ainda impedem o desenvolvimento
O desenvolvimento regional e as demandas mais urgentes das regiões da Serra, Hortênsias e Nordeste foram os destaques do Fórum Macrorregional que a FEDERASUL realizou na última sexta-feira, 23, em Nova Petrópolis. Essa foi a sétima edição do fórum que realizará ainda encontros nas regiões Centro Sul e Sul/Campanha, em Bagé na próxima sexta-feira, 30, e a nona e última edição que ocorrerá no dia 6 de julho, em Santa Rosa, e reunirá lideranças empresariais dos municípios da Fronteira Noroeste e Missões.
Na abertura do evento, que reuniu aproximadamente cem pessoas no plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), o presidente da FEDERASUL Rodrigo Sousa Costa falou sobre a importância do Engajamento na Transformação das Realidades Locais. Na ocasião, o presidente da ACINP, Neander Wilrich Poret, deu as boas-vindas aos convidados, desejando a todos muito diálogo e boas trocas de ideias e projetos. O Prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf enalteceu a importância de Nova Petrópolis no cenário estadual e a realização de grandes eventos locais.
Em seguida o vice-presidente de integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer, conduziu o debate sobre as oportunidades e ameaças macrorregionais, com participação dos vice-presidentes regionais e presidentes das entidades presentes.
Neste momento foram definidas as seguintes prioridades das regiões da Serra, Hortênsias e Nordeste: Infraestrutura – Conclusão asfáltica da BR 285 de 8,3 Km entre São José dos Ausentes e Timbė (Serra da Rocinha); Ambiente de Negócios – Terceirização, entendimento da contratação de MEI e CNPJ em relação ao trabalho análogo à escravidão; Turismo de experiência – evitar a especulação imobiliária nos morros para não descaracterizar o interior; e Terminal rodoferroviário da serra em Vacaria.
Para encerrar a programação, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite, falou sobre A Força da Mulher Empreendedora, enfatizando a importância da participação feminina no empreendedorismo e no avanço na solução de problemas. ”As mulheres estão sempre buscando aperfeiçoamento e dispostas a participarem de cursos que trazem novas habilidades”, enfatizou.