![](https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Foto-1-241x322.jpeg)
Pré-candidatos a governador, comissão julgadora e alunos do colégio Medianeira
Nesta quinta-feira, 23, Santiago foi palco do primeiro debate entre os pré-candidatos ao governo do Estado. O evento foi organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), juntamente com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A mediação ficou a cargo do diretor-geral do Sindicato, Fernando Uberti.
Todos os pré-candidatos, apresentados pelos seus respectivos partidos ou divulgados pela imprensa gaúcha, foram convidados para o evento que aconteceu às 19h, no Auditório do Colégio Medianeira e transmitido por mais de 300 rádios em cadeia, dezenas de sites de notícias e via streaming.
O coordenador-geral da Comissão Organizadora, Fernando Silveira de Oliveira, explicou que o debate foi composto por cinco blocos de 30 minutos cada. O primeiro foi dedicado à apresentação e à explicação de porque o pré-candidato quer ser governador.
O segundo foi de perguntas das entidades coorganizadoras e apoiadoras. Júlio Cesar Batistella, membro do conselho superior da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e representante da entidade, realizou a seguinte pergunta: “Quais as ações para garantir o equilíbrio fiscal durante a gestão?”. Ainda, Batistella foi um dos membros da comissão julgadora do direito de resposta.
O terceiro e quarto bloco foram de perguntas entre os candidatos. Foi sorteado um tema e, posteriormente, quem perguntou. Este pode escolher para quem dirigiu seu questionamento. O último candidato a responder perguntou para o primeiro.
E o quinto, cada candidato teve 2 minutos para encerrar sua participação.
![](https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Foto-2-429x322.jpeg)
Dr. Marcos Rovinski presidente do SIMERS / Júlio Batistella Federasul / Paulinho Salermo Presidente da FAMURS