Para celebrar os 85 anos do Jornal do Comércio, o vice-presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) Sebastião Ventura participou do painel “Conexões de Negócios”, na manhã da última terça-feira (25). O debate, mediado pelo editor-chefe do jornal, Guilherme Kolling, teve a presença do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, e do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), César Moraes.
Durante o encontro, os empresários prometeram união em prol de uma agenda comum a ser debatida com os futuros governantes do Estado e do País, efetivando a participação da classe empresarial nas pautas políticas e econômicas, independente de quem for eleito. Segundo o vice-presidente da Federasul, “é chegada a hora de se criar uma maior adesão, multiplicar ideias, porque vivemos tempos de muita polarização”.
Para isso, sugere que o futuro governador do Estado crie uma nova lógica de comunicação pública, que incentive a população a se engajar e se interessar pelos assuntos em pauta na Assembleia Legislativa. “É fundamental se iniciar um diálogo frontal e tratar as questões públicas com seriedade, fazer o sistema político votar o que tem que ser votado”, acrescentou”.
Ao enumerar os principais empecilhos para o Brasil, como a insegurança pública, os dirigentes prometeram também buscar representação em âmbito federal para que o Congresso volte os olhos para o Rio Grande do Sul.
Texto com apoio do Jornal do Comércio.