FEDERASUL entrega os troféus aos Vencedores do Agro e Elas no Agro

A FEDERASUL entrega, nesta noite (09), o troféu Três Porteiras para os escolhidos do Prêmio Vencedores do Agro e Elas no Agro. A cerimônia de premiação, híbrida, vai acontecer na sede da Fábrica do Futuro, um ambiente inovador, conforme a prioridade desta gestão, que destacou a inovação como símbolo da gestão. O convidado para falar integra o setor do agro: o presidente da John Deere, Paulo Hermann e o show será de Renato Borghetti.

Conheça os cases vencedores:

Categoria: Antes da Porteira

 Empresa: Polo Sementeiro – Condor

Case: Polo Sementeiro Condor

O Polo Sementeiro Condor surgiu para suprir a falta de qualidade de sementes de alta germinação. Além de ser referência nacional em tecnologia de sementes, reúne em uma única cidade a maior concentração de produção e industrialização de sementes no País. Hoje são mais de 150 variedades com diferentes tecnologias, com mais de 400 agentes autorizados e com cultivares focados em cada região. Destaque nacional na produção de soja. E tudo começou com as famílias pioneiras (Costa Beber, Van Ass e Strobell) que passaram a investir em alta tecnologia.


Categoria: Dentro da Porteira

Empresa: Estrelat – Estrela

Case: Agro Tipo A

A evolução recente da Granja Lenhard e a conversão do seu modelo de negócio para a produção e distribuição do leite tipo A. A transformação do modelo de negócio, a operação que transformou a produção anterior do leite tipo B para o leite tipo A. desde a produção, pausterização e envase do produto acontecem dentro da fazenda, acompanhados por investimentos que visam a sustentabilidade através da tecnologia que resulta em um tipo de leite puro, de excelência e qualidade. Tudo administrado por Eliana Beatriz Lenhard de Oliveira, umas das três filhas de Pedro Reinado Lenhard e Irma Lori Lenhard, que iniciaram a produção de leite com apenas uma vaca, no interior de Estrela.


Categoria: Depois da Porteira

Empresa: Estrelat – Estrela

Case: Leite por assinatura

Decisão e determinação de Eliana Beatriz Lenhard de Oliveira, transformou o modelo de negócio da Granja Lenhard, tradicional produtora de leite tipo B, para leite tipo A, com maior valor agregado. A evolução dos negócios seguiu em frente e com tecnologia para produzir um leite ainda com mais ingredientes nutritivos, foi criado um sistema de assinatura e entrega porta a porta com a buzina característica emitindo o som de uma vaquinha. A empresa se tornou a primeira da região e a segunda no RS com produção e envase dentro da propriedade. O novo produto aumentou em 50% a quantidade de clientes e também em 30% o faturamento.


Categoria: ESG

Empresa: Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Ouro Branco – Teutônia

Case: Comitê de Sustentabilidade e as possibilidades sustentáveis para o Agro

Em 2021, a Cooperativa Sicredi Ouro Branco RS implantou um Comitê de sustentabilidade para maior compreensão do assunto com vistas a analisar as ações já implantadas, assim como identificar as oportunidades sustentáveis de negócios futuros. Com a criação do Comitê, surgiu um departamento exclusivo para o Agro que atuou como agente transformador dos associados para alternativas sustentáveis. Resultado: muitas outras soluções foram colocadas em prática, como a Fome Zero e Agricultura Sustentável que estimularam a conscientização, por meio da entrega gratuita de sacolas ecológicas em todas as feiras de produtores nos 21 municípios que integram a região da Cooperativa. Com o entendimento das alternativas, houve um aumento das contratações financeiras sustentáveis.


Categoria: Elas no Agro

Empresa: Eliana Lenhard de Oliveira – Estrela

Case: Empresária do Campo Tipo A

Liderança na transformação de um modelo de negócio, saindo da produção de leite tipo B para o tipo A para atender um mercado que busca confiança, comodidade e saudabilidade. A decisão foi tomada pela empresária rural Eliana que passou a auxiliar seus pais nas atividades e a única, das três filhas, que permaneceu na propriedade. Seu papel fundamental na gestão da propriedade a empresária sempre focou na melhoria da qualidade do leite. Buscou conhecimento e suporte e também softwares especializados no controle do plantel. Sempre com o olhar no crescimento, na sustentabilidade e na qualidade do produto, não poupou investimentos como um laboratório de análises e adaptação das instalações para novas exigências. Foi então que em 2019 a Estrelat passou a ser a primeira agroindústria do Vale do Taquari e a segunda no Estado.

 

 

PUBLICADO EM: 9 de setembro de 2021