Depois de seis meses de trabalho, junto à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o Sebrae e seis associações do Estado, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) foi reconhecida como a entidade com melhor execução do projeto Empreender Convencional do País. A notícia foi divulgada durante a apresentação dos resultados do programa, em Brasília, nos dias 28 e 29 de maio.
Segundo os números, a Federasul cumpriu 98,43% da contrapartida financeira que estava prevista, desenvolvendo 12 núcleos setoriais em seis meses. Essa vitória superou até mesmo o objetivo das entidades que começaram no programa em 2015, que era a criação de cinco núcleos em 18 meses.
Essa conquista, destacou a coordenadora do programa Empreender no Estado, Tamara Aranchipe, é resultado do trabalho árduo e conjunto com as associações de Cachoeirinha, Capão da Canoa, Gravataí, Osório, Passo Fundo e São Leopoldo. “Essa parceria foi fundamental para que conseguíssemos mobilizar os empresários e garantir o interesse pelo associativismo”, reforçou.
O objetivo, a partir de agora, é seguir incentivando a criação de novos núcleos para o fortalecimento das micro e pequenas empresas. No total, o RS tem hoje 140 grupos setoriais, sendo 40% deles criados no último ano.