FEDERASUL E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PORTO ALEGRE INAUGURAM MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS HERÓIS DAS ENCHENTES

A solenidade de inauguração reuniu dezenas de pessoas, incluindo voluntários e autoridades, na lateral da Usina do Gasômetro, onde o monumento foi instalado. A iniciativa da obra partiu da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Trata-se de um agradecimento aos brasileiros e uma forma de homenagear os heróis voluntários anônimos durante a pior tragédia climática do Estado.

O prefeito Sebastião Melo esteve no evento e celebrou a inauguração da obra, agradecendo o apoio de todos os voluntários que auxiliaram nos resgates e atendimentos de pessoas e animais durante as cheias.

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, também destacou a importância da participação comunitária. Ele ressaltou que o trabalho voluntário fortalece os laços entre as pessoas, ajudando-as a superar suas diferenças.

Para Júlio Cesar Batistella, Membro do Conselho Superior da Federasul e Presidente da Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio Castilhos (ACCIJUC), a frustração é não ter participado presencialmente do ato. “Tenho acompanhado e apoiado a dedicação da entidade junto aos menos favorecidos, durante e o pós enchente, uma homenagem que vai ficar na história da Federasul, ACPA e todo povo brasileiro” concluiu.

Os grupos de resgates que surgiram durante as enchentes, destacam a importância do reconhecimento e dizem se emocionar ao olhar a escultura lembrando tudo que foi vivido. O jornalista aposentado Jaime dos Santos Raymundo, 65 anos, membro do grupo Velejadores Solidários, participou ativamente nos resgates durante a enchente deste ano e também na enchente de setembro de 2023. “Eu, pela primeira vez, depois dos meus 10 anos de idade, reaprendi a chorar”, diz o voluntário.

A escultura de aço em formato de embarcação náutica, produzida pelo artista plástico Ricardo Cardoso junto à Merigo Estruturas Metálicas, tem seis metros de comprimento, dois metros de largura e 4m50cm de altura. Como está instalada em cima de uma base em concreto, a altura máxima chega aos seis metros. A peça pesa 3,5 toneladas. Ainda, a representação exibe um barco com a inscrição “Fraternidade”, onde pessoas e animais estão sendo resgatados.

PUBLICADO EM: 12 de dezembro de 2024