Fórum Federasul O Rio Grande em Transformação ocorreu nesta quinta (27) em Santana do Livramento cumprindo seis de oito encontros
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) coletou as oportunidades para crescimento das regiões da Fronteira Oeste e Central do Estado (27) no Fórum Federasul O Rio Grande em Transformação, que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Santana do Livramento. O evento integra o mapeamento realizado pela entidade para identificar as ações necessárias para desenvolvimento de todo o Estado, dividido em oito macrorregiões, principalmente nas áreas de infraestrutura logística e diversificação de modais.
Na abertura do Fórum, a presidente Simone Leite destacou o compromisso da Federasul com a aprovação da Reforma da Previdência por considerar um fator determinante para retomada do crescimento econômico do Rio Grande do Sul. “O atual sistema previdenciário provoca desigualdades e injustiças sociais. Apoiamos a Reforma da Previdência pois ela é a mãe de todas as reformas”, frisou Simone.
O vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer, apresentou dados regionais e fez uma análise econômica, enfatizando a necessidade de engajamento por parte dos empresários nas pautas políticas para que o Rio Grande do Sul e o Brasil sejam reconduzidos no caminho do progresso. “Assim teremos uma agenda de desenvolvimento mais sustentável ao longo do tempo”, disse.
O evento contou com a participação dos vice-presidentes regionais da Federasul na Fronteira Oeste, Cristiano Friggi Carvalho, e na Região Central, Cássio Nunes Siqueira; o diretor regional Jairo Minuzzi Zamberlan; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Decimo; o diretor da entidade, Luiz Fernando Pacheco; o presidente da ACIL Livramento, Roberto Fervenza, e o ex-presidente da entidade, Antonio Righi. Também estiveram presentes representantes de ACIs da Região Sul, dos municípios de Pelotas, Rio Grand e Camaquã.
O diretor regional da Federasul na Fronteira Oeste, Jairo Minuzzi Zamberlan, apresentou as 10 oportunidades para crescimento regionais. São elas:
1 – Duplicação da BR-290, de Porto Alegre a Pantano Grande e três pistas nos locais com dificuldade de ultrapassagem;
2 – Duplicação da ERS-287, de Santa Maria a Porto Alegre;
3 – Restauração da ponte da BR-158, entre Rosário do Sul e Sant’Ana do Livramento;
4 – Área de Livre Comércio Brasil/Uruguai;
5 – Aeroporto de Santana do Livramento, Santa Maria e Alegrete;
6 – Nova ponte do Ibicui, entre Itaqui e Uruguaiana;
7 – Recuperação da BR-472, no trecho entre São Borja e Uruguaiana;
8 – Asfaltamento da área turística Ferradura dos Vinhedos, em Santana do Livramento;
9 – Conclusão da ERS-566, entre Maçambará e Alegrete;
10 – Recuperação da ponte da ERS-630, em São Gabriel.