Acompanhe a entrevista do Presidente Renato Spuldaro Corso, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul.
![](https://www.federasul.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Renato-S.-Corso-scaled.jpg)
1. Apresentação CDL Caxias do Sul.
Somos uma entidade sem fins lucrativos, com mais de 55 anos de história e que objetiva o desenvolvimento de seus associados por meio de capacitações técnicas, benefícios diferenciados, vantagens exclusivas e a tradicional representatividade da CDL Caxias. Oferecemos suporte ao setor empresarial, com foco nas áreas de varejo, serviços e indústria, contando com mais de 4,3 mil empresas associadas.
Nossas ações são totalmente voltadas ao fortalecimento da sociedade caxiense e de seu mote econômico. Acreditamos no trabalho cooperativo e mútuo, valorizando o senso de comunidade e estimulando a organização.
A CDL Caxias do Sul trabalha para que todos os associados cresçam e evoluam gradativamente dentro de seus nichos, ganhando espaço no cenário regional. Também exercemos o caráter orientativo, que prioriza o bom atendimento à população caxiense, a fim de transformar o comércio em uma prática satisfatória, tanto para lojistas quanto para clientes.
Atuamos, ainda, como um núcleo de informação econômico para o município, disponibilizando pesquisas qualitativas e quantitativas frequentemente. Somos a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a quinta maior CDL do Brasil em número de associados.
2. Setores que se destacam em Caxias.
Caxias do Sul é conhecida como a cidade da Fé e do Trabalho. Sua história é marcada pela colonização de imigrantes italianos, com isso o cultivo da uva e do vinho são sua marca registrada. Além disso, Caxias também possui o título de segundo maior polo metalmecânico do Brasil – sendo exemplo no setor industrial, refletindo, consequentemente, nos segmentos de comércio e serviços, que são referência para toda a Serra Gaúcha.
3.Quais as pautas para o desenvolvimento sócio-econômico dos setores.
Defendemos que os setores devam crescer de forma sustentável, com incentivos do poder público, no que tange a diminuição da carga tributária e burocracia, apoio na facilidade de abrir e gerir os negócios. Também acreditamos que é necessário mais investimentos em infra estrutura, para que possamos ser cada vez mais competitivos e nunca deixar de lado a inovação, a tecnologia deve estar sempre presente em todos os setores da economia (comércio, serviços e indústria), buscando com isso diminuir custos e obter ganhos de produtividade.
4. Quais os principais desafios deste desenvolvimento?
Fazer com que políticas públicas sejam elaboradas com o verdadeiro propósito de incentivar e facilitar o desenvolvimento dos empresários da região, promovendo soluções que garantam o crescimentos dos negócios e, principalmente, a manutenção do ecossistema empresarial que tanto contribui para o fortalecimento econômico de todo o estado.
5. Qual o principal motivo de sua associação e o que espera da FEDERASUL?
Buscamos nos unir a Federasul por conta da sua forte representatividade, com abrangência e atuação em todo o estado, proporcionando um relacionamento mais próximo com entidades de outras cidades do Rio Grande do Sul.
6. Quais as diretrizes estratégicas que a CDL Caxias defende junto à Federasul?
Temos o propósito de defender, junto a Federasul, os princípios e valores do associativismo, buscando desenvolver ainda mais o empresariado de Caxias por meio da inovação, colaboração e parcerias construtivas alcançadas com o apoio dessa importante Federação.