
Reunidos em Recanto Maestro, cerca de 150 líderes empresariais do RS, começam a debater os temas estruturantes e posicionamentos da entidade
Líderes empresariais do Estado estão reunidos, em Recanto Maestro (Restinga Seca), para participar do 3º Fórum de Líderes, um encontro promovido pela FEDERASUL, para promover conexão, alinhamento de ações e posições que a entidade vai adotar, proativamente, e que estarão formalizadas no Manifesto do Empreendedor Gaúcho, que será lançado na edição do 21º Congresso FEDERASUL e o 4º Congresso Mulheres Empreendedoras, que será realizado em setembro, em Gramado.
A programação iniciou pela manhã com a discussão de nove eixos – infraestrutura, segurança alimentar, saúde, educação, ondas migratórias, turismo integração cultural, mineração, comércio externo e segurança energética. Em mesas, por assunto, as ações e as ideias foram sendo detalhadas. Cada líder escolheu um dos assuntos para desenvolver.

Na abertura, o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, falou sobre os desafios da entidade, que conta com 204 filiadas que abrangem quase 100 mil empresas no RS. Para ele, “estamos construindo uma estratégia, ouvindo os setores e dando voz para todos os setores”, afirmou. Já, o vice-presidente de integração, Rafael Goelzer, explicou a dinâmica dos trabalhos dizendo que o alinhamento será feito para que se possa agir em bloco.

Goelzer explicou com o Manifesto do Empreendedor gaúcho (o primeiro foi lançado em julho de 23), que será atualizado no Fórum de Líderes, vai compor a visão da FEDEASUL sobre “qual Estado queremos comemorar em 2035, nos 200 anos da Revolução Farroupilha”. Lembrou que um novo item passa a integrar os eixos. “Ondas migratórias” tema que surgiu após a tragédia climática do ano passado.