O presidente da entidade disse que o Estado vai se reerguer pelo trabalho
A FEDERASUL vai criar Núcleos Regionais de Recuperação Socieconômica das Empresas. A decisão foi tomada nesta quarta (22) durante reunião de diretoria da FEDERASUL. Proposta pelo presidente Rodrigo Sousa Costa, os Núcleos terão a função de num curto prazo de até 20 dias, elaborar diagnósticos das prioridades na recuperação das empresas e dos municípios gaúchos. Ele sugeriu também a formação de um Núcleo de trabalho de Gestão Pública que terá como foco acompanhar e colaborar para a destinação adequada dos recursos públicos na reconstrução das cidades.
Otimista, Costa acredita que a tragédia climática traz, além de um imenso desafio, oportunidades de mudança diante da capacidade de superação e da vontade de todos de fazer diferente. “Podemos aproveitar a sinergia existente na sociedade civil organizada e trabalhar em sintonia com entidades parceiras para juntos reconstruir o Estado”, afirmou lembrando que o Instituto Ling colocou um selo de qualidade e credibilidade ao trabalho realizado pela FEDERASUL ao fazer parceria com a entidade no projeto Reconstrói RS.
O presidente defendeu ainda a permanência do 20º Congresso da FEDERASUL, programado para ser realizado nos dias 28 e 29 de junho em Bento Gonçalves. Disse que será necessário apenas adaptar a programação visando a atualização do Manifesto do Empreendedor Gaúcho, para que tenha uma visão de futuro diante da tragédia que atingiu o RS. Rodrigo Sousa Costa acredita que será possível retomar o Tá na Mesa na próxima semana, caso a energia elétrica seja reestabelecida no prédio. O tema será “A superação pelo empreendedorismo”.
Ao afirmar que o Rio Grande do Sul tem um desafio gigante pela frente, o vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer destacou a importância de concentrar esforços na reconstrução das prioridades para o Estado. Em seguida, o vice-presidente de Infraestrutura da FEDERASUL, Antonio Carlos Bacchieri complementou dizendo que é preciso canalizar esforços na recuperação das obras de infraestrutura.
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite disse que as mulheres estão mobilizadas em suas regionais dentro da rede do associativismo na busca de soluções que possam trazer resultados efetivos para as comunidades.