
Na tarde da última sexta-feira, 1º de agosto, foi realizada na sede da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW) a apresentação interna e protocolar da prestação de contas da Expofred 2025. A reunião ocorreu de forma reservada entre os integrantes da Comissão Central da feira, AEFW e AFRED – entidades responsáveis pela organização do evento.
A entrega seguiu o que está determinado no novo estatuto da AFRED, que institui um processo mais robusto de governança e prestação de contas, marcando o início de um novo ciclo de transparência na história da Expofred.
Pela primeira vez em todas as edições da feira, a presidência da Comissão Central da Expofred não foi ocupada pelo presidente da AFRED, sinalizando uma mudança importante no modelo de governança do evento. Outro marco inédito desta edição é a definição antecipada do presidente da próxima Expofred: o empresário Paulo Ricardo Donin de Lima foi confirmado como presidente da Comissão Central da feira futura — fato que também jamais havia ocorrido antes.
Todo esse movimento de reestruturação teve início ainda durante a gestão da empresária Patrícia Cerutti à frente da Associação Empresarial ACI/CDL, quando foram iniciadas as articulações junto à AFRED para modernizar o formato de gestão e fortalecer a governança da feira.
Além da entrega interna da prestação de contas, outro importante passo institucional foi dado nesta segunda-feira, 04 de agosto de 2025, com a entrega oficial do plano de trabalho referente à aplicação dos recursos públicos investidos na feira. O documento foi entregue pelo presidente da Comissão Central da Expofred 2025, Jamil José Mezzalira, acompanhado dos presidentes da AEFW, Alessandro Dal Piva, e da AFRED, Edson Jacó Binotto Mendonça.
A entrega ocorreu em dois momentos: primeiro, na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Orlando Girardi, do vice-prefeito Chester Franciscatto e da secretária da Indústria e Comércio, Rosana Salton. Em seguida, a comitiva dirigiu-se à Câmara de Vereadores, onde o plano foi protocolado diretamente com a presidente da Casa Legislativa, vereadora Marisete Frozi.
Agora, com a prestação de contas entregue internamente, os documentos serão encaminhados à análise de uma auditoria externa independente. Após a emissão do parecer técnico, será realizada uma apresentação oficial e pública dos resultados, com a presença de representantes do Poder Executivo, Legislativo, mantenedores, patrocinadores, expositores e demais envolvidos diretamente na construção da feira.
O presidente da AEFW, Alessandro Dal Piva, reforçou o caráter técnico e institucional da entrega realizada: “Este é um momento de acolhimento interno da prestação de contas, previsto no estatuto da AFRED e essencial para o início da fase de auditoria. Temos total clareza e respeito pelo papel de cada entidade e, como sempre fizemos, seguiremos com responsabilidade e transparência até a apresentação oficial à sociedade regional.”
Para o presidente da Comissão Central da Expofred 2025, Jamil José Mezzalira, esse é um marco histórico para o evento:“É a primeira vez, em todas as edições da feira, que teremos uma prestação de contas auditada por empresa independente. Isso demonstra a seriedade com que esta Expofred foi conduzida e deixa um legado institucional para as próximas edições.”
O presidente da AFRED, Edson Jacó Binotto Mendonça, complementou destacando o avanço no modelo de gestão: “Quero deixar uma palavra de tranquilidade à nossa comunidade: estamos vivendo uma virada de chave na AFRED, com a implantação de um modelo de gestão mais profissional e transparente, conforme determina o novo estatuto. Entregamos a contabilidade à auditoria independente, apresentamos o plano de trabalho ao Executivo e ao Legislativo, cumprindo todos os compromissos legais com responsabilidade. Tudo isso só está sendo possível graças ao dinamismo e à liderança do presidente da feira, Jamil Mezzalira, que entendeu nosso propósito e compromisso e, com sua capacidade única de envolver pessoas e unir esforços, foi peça fundamental nesse processo de transformação profissional.”
A Expofred é construída por muitas mãos, e cada etapa do seu planejamento e execução é realizada com foco no desenvolvimento regional, na transparência e na valorização da confiança depositada por toda a sociedade.
Fonte: Ascom/AEFW