Executivos da FEDERASUL compartilham casos de sucesso e estratégias para fortalecer o associativismo

O encontro evidenciou a força do associativismo e a importância de compartilhar conhecimentos para o crescimento e fortalecimento do setor empresarial no Estado

Na reunião com executivos das filiadas, realizada na manhã desta quinta-feira (27), o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, destacou a importância dos encontros promovidos pela entidade, que apresentam análises de cenários e constroem soluções para esclarecer e mobilizar a opinião pública.

O vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, enfatizou a relevância de compartilhar boas práticas para avançar nas soluções. Durante o encontro dinâmico, os executivos apresentaram casos de sucesso, trocaram experiências e discutiram alternativas para enfrentar desafios comuns.

A CICS de Canoas apresentou o projeto “Salas Patrocinadas”, que surgiu da necessidade de gerar receita constante e fortalecer as estruturas da entidade. A rentabilidade foi muito satisfatória, com um aumento de 110% e o fortalecimento das parcerias. Com três salas locadas, que foram reformadas por patrocinadores, a locação gerou visibilidade para a entidade. A estrutura qualificada, versátil e moderna resultou em um aumento de 30% na receita. A alta demanda pela locação trouxe novos associados, e o futuro da iniciativa é expandir os espaços.

A Microempa de Caxias do Sul, que conta com 3 mil associados e 22 colaboradores, apresentou o projeto “Núcleos” – grupos de empresários do mesmo segmento, com interesses em comum. Entre os benefícios estão o engajamento e a fidelização dos associados, o fortalecimento da cultura associativa, o desenvolvimento de lideranças, o aumento do número de associados e o fortalecimento da marca.

As reuniões abertas dos núcleos da ACI.E, em Encantado, permitem uma abordagem abrangente de cada núcleo. Com uma única reunião, promove-se o senso de comunidade e um ambiente direcionado, resultando em novas associações, ganhos de eficiência, maior engajamento e adesões.

A ACIAP de Horizontina apresentou o case “Gestão se faz com ações”, que envolveu fontes de receita e despesas, negociação de inadimplentes, redefinição de processos e planejamento estratégico. No final da gestão de 2018/2019, foi constatado um crescimento significativo, a redução da inadimplência e o aumento do fluxo de caixa, além da retomada de parcerias, padronização de processos e a aquisição da estrutura física, que antes era locada.

Para movimentar economicamente Ijuí, no noroeste do Estado, foi realizada uma campanha exclusiva para associados, com distribuição de materiais de lojas e digitais. As ações contaram com prêmios para consumidores e  vendedores. O grande evento principal, realizado para patrocinadores, teve um aumento no valor dos prêmios. A segunda campanha gerou superávit e foi registrada no Ministério da Fazenda, com adesão de mais de 40 patrocinadores e movimentação de R$ 70 milhões em negócios.

O projeto de educação empreendedora da ACI de Montenegro, em parceria com uma escola, tem como público-alvo os formandos do ensino fundamental. A intenção é que, em 2026, a parceria seja estendida à rede pública. Cerca de 40 palestrantes visitam as escolas para apresentar módulos com temas variados. O projeto é finalizado com avaliações baseadas no planejamento e apresentação de uma startup, além da premiação dos melhores projetos. O objetivo é estimular a criatividade e desenvolver o empreendedorismo dos alunos.

A ACIS de Nova Petrópolis apresentou a promoção “Nova em Compras”, que trouxe ações para fortalecer o comércio e o setor de serviços. A ação tem se consolidado como um evento aguardado e celebrado todos os anos, com prêmios para os consumidores. Lojistas e vendedores passam por treinamentos, com parcerias com o poder público e patrocinadores. Em 2024, a movimentação financeira foi de R$ 8 milhões.

A CIC Nova Prata apresentou o “Café com o Prefeito”, uma ação que fortalece o diálogo entre o setor empresarial e o poder público. Nessa ocasião, os empresários apresentam demandas e sugestões de melhorias, sendo elaborado um plano de trabalho entregue à prefeitura.

Para estimular o acesso à cultura, a ACIPS de Palmares do Sul criou um projeto que leva arte à população de Palmares do Sul, Capivari do Sul e região. A ação promove o desenvolvimento cultural local e a valorização da arte como ferramenta social. Atualmente, é realizada no clube da cidade, que ainda precisa de reformas e manutenção. O projeto “Cultura em Cena” também gera renda e atrai novos sócios.

O projeto “Descubra Rolante”, apresentado pela ACISA, surgiu da necessidade de divulgar as potencialidades da cidade nas áreas de lazer e turismo, além de valorizar os monumentos históricos.

A CACISS de Sobradinho apresentou o “Café Empresarial”, realizado em uma cafeteria e com a participação de um empresário por vez. A iniciativa está em sua 8ª edição e conta com temas técnicos alternados.  Para o futuro próximo, as edições serão realizadas em locais mais amplos, para atender ao público crescente, o que também resultou em um aumento no número de associados.

Por fim, a parceria entre a FEDERASUL e a Unisinos foi apresentada. Um acordo de cooperação que oferece descontos nas mensalidades de cursos de ensino superior e gera repasses para as entidades. O acordo já resultou na adesão de novos associados, com a vantagem de ser acessível a todo o Estado, pois existem cursos na modalidade online.

No encontro também foi apresentada a Cartilha dos Executivos que integra o Manual do Associativismo Empreendedor que será entregue no dia 8 de abril, durante a posse da diretoria.

PUBLICADO EM: 27 de março de 2025