“Esta é a mão estendida para o povo gaúcho, um aumento de impostos?”

O líder da entidade, Rodrigo Sousa Costa, foi um dos palestrantes em evento em Arroio Grande

Nesta sexta-feira (08), o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa conversou com empresários e lideranças políticas da região sul do Estado, na Agrofest. Painelista do evento, ele reafirmou a posição contrária da entidade em relação ao aumento da alíquota do ICMS. “Eu respeito a posição de cada um, mas aumento de impostos é um equívoco, econômica e politicamente”, explicitou Costa.

A fala do líder da FEDERASUL vem em um contexto no qual os prefeitos da região sul se mostraram a favor da proposta de aumento de ICMS apresentada pelo governador Eduardo Leite. Maior cidade da região, Pelotas, é terra natal tanto de Costa quanto Leite.

“Eu tenho o maior respeito pela política, porque a política muda a vida das pessoas para o bem e para o mal. Eu respeito muito a opinião de cada um, afinal o debate é no campo das ideias. No entanto, quando a Zona Sul, com todos os nossos prefeitos, se posiciona por um aumento de ICMS, depois de tudo que passamos juntos – três anos de estiagem, secas severas maltratando nossos municípios, uma pandemia que quebrou e fechou empresas, durante um super El Niño que atrasa o plantio, em um momento que muitos dos nossos municípios foram devastadas por ciclones e enchentes – eu me pergunto: esta é a mão estendida do governo estadual para o povo gaúcho, em um momento difícil? É isso que é a solução? Um aumento de alíquota de ICMS para 19,5%?”, afirmou o presidente Costa

Todos serão afetados

O líder da FEDERASUL também afirmou, em sua participação na Agrofest, que a extensão dos efeitos do aumento de impostos será sentida por todos. Para Costa a proposta acabará “tirando dinheiro de cada uma das pessoas, seja na conta de luz, na conta do supermercado, na comida, no vestuário, no material de construção, na conta da internet. Tudo vai aumentar”.

 

PUBLICADO EM: 8 de dezembro de 2023