Os riscos gerados pela presença do mosquito Aedes Aegypti no cotidiano da população já se tornaram indiscutíveis. Com o objetivo de alertar para os prejuízos à vida de todos é que a Fiergs, Federasul, Fecomércio, Sistema Farsul e Sebrae/RS lançam em conjunto, nesta terça-feira (1º/03), a campanha “Pare o mosquito, antes que ele te pare”. Ilustrada por uma placa de sinalização, as peças, direcionadas aos associados, filiados, sindicatos e empresas, apresentam dicas de como combater o inseto.
O cronograma prevê ações que se estendem ao longo do mês de março. Foram produzidas peças publicitárias que serão disponibilizadas pelos meios de comunicação, que cada entidade mantém, como forma de relacionamento com os seus públicos estratégicos (facebook, instagram, twitter, linkedin e sites).
Com uma linguagem clara, simples, direta e objetiva, os cartazes e demais peças contam com esclarecimentos, orientações e dicas de como exterminar os possíveis criatórios e combater a presença do Aedes Aegypti. A mobilização deve chegar a todo o Estado por meio da sensibilização dos corpos técnicos dos setores de recursos humanos e os trabalhadores em geral.
Confira abaixo as 10 dicas apresentadas nas peças publicitárias:
– Mantenha bem tapados caixas, tonéis e barris de água
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
– Guarde as garrafas de vidro ou plástico com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro delas;
– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje
– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
– Retire toda a água dos pneus e guarde-os em locais cobertos protegidos da chuva;
– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem de água;
– Lave, pelo menos uma vez por semana, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água;