O aumento dos furtos nos estabelecimentos comerciais de São Leopoldo e a falta de registros destes delitos têm sido pauta recorrente nas reuniões da Comissão São Leopoldo + Segura, grupo liderado pela ACIST-SL e formado pelas forças de segurança pública do município. E como resultado desta preocupação, no próximo dia 05 de julho, às 19h, as entidades representativas do comércio lançam, em conjunto, a campanha “Chega! Diga Não aos Furtos do seu Comércio”. O evento será realizado na sede da CDL São Leopoldo, na rua Marquês do Herval. Assinam a iniciativa ACIST-SL, CDL São Leopoldo, Sindilojas São Leopoldo e CONSEPRO São Leopoldo. Estão convidados todos os empresários locais.
Segundo Rogério Daniel da Silva, diretor de Segurança Pública da ACIST-SL e coordenador da Comissão, o foco da campanha é estimular os comerciantes a acessarem os contatos dos órgãos públicos de segurança e efetuar o boletim de ocorrência sobre os furtos. “Estes dados servirão para que as autoridades desenvolvam ações de monitoramento e prevenção”.
Conforme a 19ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral da ACIST-SL, os furtos (subtração de bens sem ameaça ou violência) aumentaram 8,4% em 2022 em comparação a 2021. Foram 3.995 delitos. “Sabemos que o número é bem maior, pois muitos estabelecimentos não procedem com o registro da ocorrência”, ressalta Rogério, que também é presidente do CONSEPRO.