Entidades apontam alternativas ao modelo de concessão das rodovias na serra (Bloco 3)

O tom do Seminário Diálogo pelas Concessões, realizado na tarde desta quarta (09), na CIC de Bento Gonçalves  mostrou que as entidades têm posições favoráveis às concessões como forma de investimentos em rodovias, mas muitas restrições ao modelo proposto no Bloco 3 do plano apresentado pelo governo do Estado, que inclui a serra gaúcha e Vale do Caí. O presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, que participou do Seminário disse que “é preciso equilíbrio e um debate construtivo que melhore a competitividade das empresas, pois assim geraremos emprego, renda e mais desenvolvimento para o nosso Rio Grande”.

Para o deputado estadual Tiago Simon, que também participou do Seminário, o que está sendo discutido não é uma questão política ou partidária. “Aqui nós temos uma causa. Temos plena consciência que as rodovias da região da Serra Gaúcha não estão à altura da economia local. É uma das regiões mais empreendedoras do país, altamente produtiva, prósperas e com estradas medíocres. Vamos propor um modelo de concessões equilibrado que não prejudique o desenvolvimento das comunidades e com tarifa justa de pedágio”

O representante da Fetransul, Paulo Ziegler, apontou dados técnicos específicos sobre a arrecadação prevista neste programa de concessões. “A arrecadação bruta deste bloco é de R$ 14,1 bilhões, mas os investimentos representam apenas R$ 3,4 bilhões, ou seja, somente 24%. É um investimento caro, sem dúvida.”

Como encaminhamento, deve ser enviada ao governo do Estado uma proposta com medidas que amenizem o custo para os usuários, levando em conta os argumentos técnicos apresentados no evento como: implantação do freeflow com tags a partir do quinto ano de concessão; cobertura de 50% dos investimentos ao longo de 10 anos por parte do governo estadual; e retirada da conta de aporte visto que o contrato pode ser interditado caso não seja cumprido, entre outras. “A adesão do freeflow e a retirada da conta de aporte têm potencial de redução de 55% na tarifa”, explicou Paulo Ziegler.

Sem essas importantes alterações, entidades, vereadores, empresários e moradores da região solicitam a retirada do Edital de Concessões Rodoviárias do Bloco 3.

PUBLICADO EM: 9 de fevereiro de 2022