“Empresários precisam ter participação política”, afirma prefeita eleita de São João do Polêsine

Jaqueline Milanesi contou sua inspiradora trajetória, do empresariado à liderança associativista e política

Jaqueline Milanesi

No 2º Fórum de Presidentes da FEDERASUL, realizado neste sábado (9), a prefeita eleita de São João do Polêsine, Jaqueline Milanesi, compartilhou sua experiência no painel “Empreendedores na Política”. Com uma trajetória consolidada como empreendedora e líder no associativismo, Milanesi trouxe reflexões sobre os desafios e a importância da participação de empresários no cenário político.

A mediação do painel ficou a cargo de Antonio Carlos Bachieri, vice-presidente de Infraestrutura da FEDERASUL, e contou com a presença de Valdir Mattos, vice-presidente regional do Vale do Rio dos Sinos, e Jovenil Vitt Lima, diretor financeiro da Microempa. 

Durante sua fala, Milanesi destacou que a entrada na política surgiu como um redirecionamento natural de sua vida, após anos dedicados ao empreendedorismo e à comunidade local. De origem catarinense, mas estabelecida no Rio Grande do Sul, ela afirmou que a decisão de atuar na política foi impulsionada pela necessidade de promover mudanças concretas. “É muito bom fazer as coisas acontecerem e fazer a diferença em nossas comunidades”, disse a prefeita eleita.

Antonio Carlos Bacchieri, Jaqueline Milanesi, Rodrigo Sousa Costa, Valdir Mattos e Jovenil Vitt Lima. Foto: Fernanda Bona.

Fazer diferente

Milanesi abordou também os obstáculos enfrentados em sua nova jornada. Para ela, a maior resistência veio não pelo fato de ser mulher, mas por sua origem empresarial. Segundo a prefeita, muitos ainda têm preconceito quanto à presença de empresários na política, mesmo que estes possam oferecer uma visão prática e eficaz de gestão. 

“Quem é empresário, sabe: a gente mata um leão a cada dia”, observou. Além disso, incentivou outros empreendedores a considerar a participação política, afirmando que “não adianta reclamarmos dos políticos se não apontarmos um jeito diferente de saber”.

____________

Ricardo Gomes critica censura e defende respeito à Constituição em palestra

Político e advogado apresentou sua visão no evento de fechamento do 2º Fórum de presidentes da FEDERASUL

Ricardo Gomes

O encerramento do 2º Fórum de Presidentes da FEDERASUL contou com uma palestra de Ricardo Gomes, sobre o cenário atual da liberdade de expressão no Brasil. Advogado e apresentador, Gomes abordou o que chamou de “a era do grande cala boca”, alertando para o que considera uma crescente repressão a opiniões divergentes no país. “O Brasil está destruindo o alicerce que possibilitam uma democracia existir”, afirmou

“Nós podemos ter governos eleitos de esquerda ou direita e isso faz parte da democracia, mas não podemos permitir que se retirem os mecanismos democráticos que impedem a tirania.” Concluiu

PUBLICADO EM: 11 de novembro de 2024