Gerente de vendas internacional da Bazzar, empresa que produz molhos para temperos e caldos doces, entre outros, Célia Bentaleb afirmou que há grande chance de vender seus produtos para o mercado de Dubai. Uma das empresas com a qual se reuniu, a AlphaSky, vende alimentos para restaurantes, hotéis e companhias aéreas. “Dos 13 produtos que apresentei, o representante se interessou por quatro, pediu amostras e preços. Esse pode ser um dos caminhos para que nossa marca entre nos Emirados Árabes”, disse.
A empresa foi criada em 2007 para atender a demanda dos clientes do restaurante de mesmo nome no Rio de Janeiro. O sucesso foi grande, os produtos passaram a ser vendidos em outras cidades brasileiras além do Rio de Janeiro e depois ganharam mercado em outros países. Londres, Nova York, Paris, Tóquio são alguns dos destinos da marca, que agora quer chegar a Dubai. Ela afirmou que desde seu desenvolvimento, a Bazzar marca já tinha como foco o mercado árabe, pois todas as exigências do mercado halal (que segue as regras islâmicas) já são atendidas pela empresa.
Gerente Comercial da fabricante de mel e derivados Apisvida, Cecília Solano afirmou que a empresa busca novos mercados. “Dubai é um mercado de grande poder de compra. Estamos trabalhando a marca para um público elitizado, o que combina com os árabes”, afirmou Cecília. Um dos empresários com quem ela se reuniu pediu amostras do produto.
A gerente de novos projetos da trading Target, Claudia Moura, também observou que o alto poder de compra dos moradores de Dubai é um atrativo para o exportador. Além desse motivo, ela citou a população jovem e a grande quantidade de turistas e expatriados. Aos compradores, apresentou o projeto da empresa de exportar carne bovina ao emirado.
“Dubai está em ascensão, tem público do mundo inteiro e muitos jovens. Nossa empresa costuma trabalhar com os parceiros em projetos de longo prazo e é o que pretendemos agora. Queremos vender uma carne premium, mais saborosa aos distribuidores. Depois, em outro momento, podemos apresentar outros produtos brasileiros, que sempre têm grande aceitação”, disse.
Entre os árabes que vieram para a rodada de negócios, o CEO da empresa de engenharia e projetos Module, Ashraf Saleh Al Labban, buscou pedras e mármores e apresentou as oportunidades no mercado de construção dos emirados árabes. “Vemos empresas indianas, europeias e norte-americanas em Dubai e Abu Dhabi, mas não muitas empresas e investidores do Brasil. O mercado de Dubai oferece muitas oportunidades porque está crescendo e tem muitos projetos. Em Dubai nada é impossível”, afirmou. Além da Module e da AlphaSky, vieram a DP World, de movimentação de cargas e administração de portos, e a autoridade que regula o comércio de commodites em Dubai, DMCC.
As empresas árabes integram de uma delegação organizada pela Dubai Export e pelo consulado-geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo. Também nesta terça-feira, o consulado e a Dubai Exports promoveram em São Paulo um seminário sobre produtos halal.
Fonte: Agência Anba