Com o objetivo de melhorar a comunicação com clientes, parceiros e equipe, as integrantes do Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL participaram nesta segunda-feira, 22, uma palestra com o professor e palestrante Alexandre Budelon. O encontro foi organizado pelo Grupo de Trabalho Capacitação, formado pelas nucleadas Alessandra Piccioni, Elisa Medra, Camila Chaves Cabral, Pérola Machado, Caroline Guinzelli e Amanda Gevehr. A atividade integra as ações do planejamento estratégico do grupo.
Conforme o consultor, as pessoas são a razão de existir das empresas. “Negligenciar as relações humanas pode levar a problemas de comunicação, falta de engajamento dos funcionários, insatisfação dos clientes e falta de apoio de potenciais investidores”, ensinou. Segundo ele, por muitos motivos, muitos empreendedores não se sentem confortáveis em interagir com outras pessoas, mas este comportamento precisa ser mudado. “A habilidade de nos comunicar faz toda a diferença nas mais diversas áreas e há muitas formas de como podemos fazer esta comunicação”, diz, enfatizando que as redes sociais e outras plataformas digitais contribuem para dar mais agilidade, mas não podem substituir o relacionamento presencial.
Assertividade – Budelon apresentou uma matriz de assertividade, que identifica o perfil de comunicação como agressivo, assertivo ou passivo. “Todos temos os três perfis. Porém, em algumas situações eles ficam mais proeminentes e é importante identificar e buscar o equilíbrio”, aponta.
Dentre as diversas características desta matriz, ele exemplifica que no perfil agressivo, o foco é nos resultados, com atitude mais combativa e autoritária, enquanto no passivo, há a dificuldade de dizer não. O assertivo, por outro lado, consegue estabelecer limites, privilegia interesses comuns e enfrenta o problema e não a pessoa. “Cada pessoa tem o seu estilo comportamental e que precisa ser respeitado. O que precisamos é nos conhecer para estabelecer este equilíbrio”.
Ele estima que 70% dos problemas de comunicação são causados por informações distorcidas, por mal-entendidos, por esquecimento e por situações ‘não ouvidas’. “Em muitos momentos, ou nós ou nosso cliente não quer ouvir, não quer assimilar o acontecimento. É quando temos que dar um passo atrás e aguardar. É a busca do equilíbrio”.
Transformar laços fracos em laços fortes também é outro desafio para os empreendedores. Neste momento, é preciso avaliar os tipos de relações que são desenvolvidas, se são interesseiras – quando é por necessidade, ou se são interessadas – quando tratar bem ao outro é um ato contínuo, visando o desenvolvimento de vínculos.
Sobre o palestrante – Alexandre Budelon é graduado em Comunicação Social com especialização em Marketing Estratégico e Vendas; Gestão do Comportamento Organizacional e Mestre em Administração. Especialista em temas como comportamento humano, liderança, cultura e clima organizacional, gestão de equipes, conflitos, negociação e transformações comportamentais, também é professor e coordenador de cursos na Escola de Gestão e Negócios da Unisinos.
Rede – Promover os negócios das integrantes é um dos principais objetivos do Núcleo de Empreendedoras. Exemplo disto foi o café da manhã servido durante a palestra, preparado pela Berenice Gastronomia e pelo mimo de agradecimento, confeccionado pela Plantta Empório Vegano
Elizabeth Renz
Assessoria de Imprensa ACIST-SL