Emoção e inspiração foram as grandes atrações do 5º Empreendedoras em Movimento

Um público contagiado por histórias inspiradoras, pelos produtos e serviços de alta qualidade ofertados pelas 26 empresas lideradas por empresárias e pelo local que estava em absoluta harmonia com o propósito do evento. Assim pode ser resumido o clima que norteou o 5º Empreendedoras em Movimento – Exposição & Conhecimento promovido pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIST-SL e realizado nesta quinta-feira (10), no auditório do Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CRECREI). “Estamos demonstrando aqui o quanto vale muito colocar em prática os preceitos do associativismo”, assinalou Mariana Cardoso, vice-presidente Administrativa da entidade. Maria Inês Führ, coordenadora do Núcleo, ressaltou ainda o poder das mulheres em realizar projetos de modo unido e integrado. Sua fala fez eco com o agradecimento de Tatiana Timm, gestora do Grupo de Trabalho que organizou o evento. “Sem o apoio e a parceria, nada disto seria possível”, disse. Junto a ela, integrou o GT as nucleadas Cristina Accioly, Patrícia Rosa, Pérola Machado, Emíria Porto e Beatris Gevehr.

O diretor executivo do CECREI, Luis Felipe Leifheit, agradeceu a oportunidade que a ACIST-SL, por meio do Núcleo, oferece ao Centro para divulgar suas instalações, que estão abertas para toda a comunidade. 

Sob o tema Pequenas Atitudes, Grandes Transformações, o evento trouxe temas como a sustentabilidade na prática, a mudança de carreiras e o impacto de um gesto de solidariedade.

Sustentabilidade – A permacultora Angelita Luizetto Walter relatou todo o processo que ocorreu após decidir trocar a movimentada vida na cidade por um sítio no interior do Rio Grande do Sul, onde não havia energia elétrica nem água. Sua experiência gerou o projeto Vida Verde, que ensina empresas, pessoas, escolas, condomínios, dentre outros, a reciclar grande parte dos resíduos e o que não é possível, transformar-se em outros artigos. Os alimentos, por exemplo, viram compostagem ou podem ser colocados em um biodigestor, que aceita receber alimentos cozidos, mofados e leite azedo, além, claro, de cascas, folhas e restos de frutas e verduras e esterco. “Nesse processo, as bactérias, que são seres vivos, transformam os resíduos e alimentos em gás, que passa por um filtro de carvão ativado para gerar até 3h de gás de cozinha”, explicou. Essas alternativas podem ser consideradas verdadeiras soluções para as escolas, na educação ambiental, em hortas comunitárias, para canis e condomínios, nos restaurantes e instituições públicas e privadas, gerando economia, reduzindo o volume dos resíduos orgânicos”, destaca Angelita. 

Ela ensina ainda que a Permacultura define a forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável. É considerada uma ciência de âmbito social e ambiental que alia o conhecimento científico com o conhecimento tradicional e popular assegurando dessa forma a permanência do ser humano como espécie no planeta Terra.

Mais informações sobre como adotar esta e outras práticas sustentáveis podem ser acessadas no site https://verdeshabitos.com.br/blog/

Carreira & mudanças – A transformação da vida e da carreira após os 50 anos foi debatida pela publicitária e influenciadora Maria Helena Fleck. Em um bate-papo com a coordenadora Maria Inês Führ, ela relatou que as mudanças no setor publicitário, no qual atuou por mais de três décadas, estava gerando frustrações e muita insatisfação. “Eu estava me sentindo infeliz. E ao fazer uma mentoria e conversar com a minha família, eu percebi que tinha uma grande rede de contatos e que este é um grande valor”, ressalta. Com as mudanças, veio a solidificação do Direto Ao Assunto, programa de entrevistas que iniciou na antiga Rádio Nova Progresso, migrou para o Instagram e agora também é um programa fixo na grade da Vale TV.  “Não podemos ter medo da idade. Tenho 57 anos com muito orgulho e viso chegar à velhice bem, com saúde, bom humor e vitalidade”, assinalou.

Solidariedade – O relato do pequeno, porém, grande gesto de solidariedade da gestora de comunicação e eventos Patrícia Rosa com a moradora de rua Vivian Xavier, que agora se apresenta como florista, emocionou a plateia do 5º Empreendedoras em Movimento. Elas contaram como aconteceu o primeiro encontro, em um dia frio de inverno na capital gaúcha. “Ofereci uma sopa quente e o sorriso cativante dela me impulsionou a perguntar como eu poderia ajudar mais”, lembrou Patrícia. Nasceu assim a florista que oferece suculentas com frases inspiracionais, cujas primeiras unidades foram oferecidas por Patrícia, junto com o preço de custo e quanto deveriam valer para o consumidor. “A Patrícia é meu anjo da guarda. Com o apoio dela e de tantas outras pessoas, eu ainda vou realizar o sonho de ter a minha casa própria e minha floricultura”, prometeu. A atitude de Patrícia e a aceitação de Vivian rendeu reportagens em vários veículos de comunicação. “Aprendemos que todo mundo deseja ser solidário. Muitas pessoas nos apoiaram, mostrando que a gentileza, o olhar para o outro e a empatia têm lugar”, reforça Patrícia.

O 5º Empreendedoras em Movimento – Exposição & Conhecimento contou com o patrocínio das empresas Sicredi Pioneira, Étika Gestão Condominial, AC Real Imóveis, Matriz Farmácia de Manipulação, Tatiana Timm Terapeuta, Frontec, Oliva Construções e Empreendimentos, Imobiliária Solar, Farmácia São Rafael, Luzes Energia Solar, Perforce, e apoio da Imobiliária Vila Rica e Armazém de Ideias.



 
PUBLICADO EM: 20 de novembro de 2022