Apesar de serem maioria da população e ocuparem significativa parcela do mercado de trabalho, as mulheres ainda não têm espaço correspondente nos meios decisórios. Para reverter a situação, a presidente da Federasul, Simone Leite, sugeriu uma nova direção com foco na formação de lideranças femininas. “Já somos protagonistas em diversas áreas”, afirmou ela durante o 2º Seminário Empreende Mulher realizado em Florianópolis (SC), onde apresentou o painel “Liderando e empoderando Mulheres”. Ela dividiu o palco da Assembleia Legislativa local com a presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco, Jussara Barbosa, na manhã desta segunda-feira (15/08).
Simone Leite defendeu a maior participação da mulher nos postos de decisão nas organizações e também na política. “Ainda temos baixa presença em postos de comando”, disse ela. Dados do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras nas Micro e Pequenas Empresas 2014-2015, elaborado pelo Sebrae, foi apresentado no início do evento. Entre as informações está que o país conta com mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras, das quais cerca de 2,6 milhões são microempreendedoras individuais.
O evento foi organizado pelo parlamento de Santa Catarina em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado e Conselho da Mulher Empresária para marcar o “Dia Estadual da Mulher Empresária”.