Disse o deputado federal Marcel Van Hattem ao falar sobre a insegurança jurídica

Seguindo com a programação do 3º Fórum de Líderes, o tema abordado foi político. O deputado federal Marcel Van Hattem, que falou sobre “Brasil: desafios e caminhos para o País que queremos”. Disse que é difícil enfrentar esse sistema e destacou a história recente do País, especialmente na questão da censura.

Classificou a situação como geradora de insegurança e inibidora de investimentos, “Sem regras claras e um árbitro para dizer o que está certo e errado não tem condições para o progresso no País”, esclareceu.
Lembrou que os problemas estão em muitas frentes. A discussão sobre o tamanho do crime organizado no Brasil ganha robustez e já ultrapassa os limites territoriais da América do Sul. “O PCC está em 12 estados dos Estados Unidos” informou, lembrando que recentemente o governo brasileiro foi comunicado pelo governo americano dessa situação.
Concluiu dizendo que “temos muitos desafios” e convidou todos a ficarem observando os próximos passos. Disse que na semana que vem a Câmara dos Deputados vai se posicionar em relação ao IOF. “Os empreendedores vão respirar aliviados”. Esclareceu que, para mobilizar a opinião pública, as ações não podem esbarrar em ninguém. “Precisamos ter uma participação política mais efetiva”.
Tudo o que estamos buscando para nosso país precisa contar com a boa vontade política. “Nós precisamos mobilização até as eleições de 2026”, e reforçou a mensagem de que “é preciso participar porque se não fizermos isso vamos continuar pagando a conta”.